Prêmio Melhor TCC celebra a produção científica

 
Ocorreu na noite de ontem (06), no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a cerimônia do Prêmio de Melhor TCC. A premiação, organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE), reuniu os melhores trabalhos produzidos em 2016 dentro das áreas da saúde, educação e tecnologia.
 
Na visão da Pró-Reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, o objetivo maior do prêmio é socializar as pesquisas dos estudantes. “Para alguns, o TCC simboliza a primeira produção científica, por isso a importância de estarmos aqui. A partir dessa pesquisa, eles podem fazer vários desdobramentos, como seguir para o exercício da pós-graduação, aprofundando na maioria dos casos o que foi estudado no TCC.  Para a instituição, isso representa socializar os principais estudos que foram desenvolvidos durante o ciclo acadêmico”, destaca a docente. 
 
Foram premiados o 1°, 2° e 3° lugar de cada curso. Os autores dos melhores TCCs receberam um certificado com a indicação da colocação obtida e cópia do Diário Oficial do Estado (DOE) contendo o resultado do Prêmio. Neste ano, foram premiados 60 trabalhos produzidos e aprovados por concluintes ou egressos dos cursos de graduação da universidade que receberam nota mínima 9.
 
O vice-reitor Clay Chagas enfatizou durante sua fala para o público que a finalização de um curso de graduação não significa o término da vida acadêmica. “O que os estudantes têm nesse instante é a conclusão de uma etapa, de um primeiro momento. Para além disso, os profissionais formados podem continuar com o vínculo institucional ao fazer uma pós-graduação ou seguir uma carreira enquanto pesquisador. De alguma forma, o Trabalho de Conclusão de Curso representa um incentivo para que eles continuem pesquisando”, pontua. 
 
Foi com um auditório lotado por familiares e pessoas de diversas áreas que as egressas Letícia Alves Souza e Marina Lima de Oliveira receberam o primeiro lugar no Prêmio de Melhor TCC para o curso de Terapia Ocupacional. O trabalho produzido foi “O Perfil de Socioeducadores da Região Metropolitana de Belém/Pará: Problematizando a Terapia Ocupacional na Qualidade de Vida no Trabalho”, de orientação da professora Marizete Andrade. 
 
“A nossa pesquisa analisou a saúde dos monitores que atendem os adolescentes em conflito com a lei na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). Por meio da aplicação de um protocolo que avaliava oito domínios, entre eles saúde mental, vitalidade e questões físicas, medimos a qualidade de vida durante o trabalho desses profissionais”, explica Marina Oliveira. “Entre os 187 monitores avaliados, observamos que alguns tinham uma disparidade no nível de estresse dependendo da unidade da Fasepa. Então, entre os resultados percebemos que esses profissionais precisam de cuidados”, complementa a terapeuta Letícia Souza.
 
O Prêmio Melhor TCC tem como meta reconhecer e divulgar pesquisas que apresentaram relevância social em termos de conhecimento científico. O trabalho “Análise de Transporte Eletrônico em Junções de Carbyne com Eletrodos de Nanotubos de Carbono via DFT/NEGF”, de autoria de Denner Felipe Silva Ferreira e orientação do professor José Fernando Pereira Leal, do campus de Castanhal, é um exemplo disso. 
 
Segundo Denner Ferreira, que conquistou o primeiro lugar no curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Física, esse evento representa um reconhecimento de grande importância para a carreira profissional e científica. “O meu TCC fez uma análise de transporte eletrônico em nanosistemas utilizando a Teoria do Funcional da Densidade. Essa teoria além de ser atual tem um grande respaldo na comunidade científica. Isso contribuiu para que eu conseguisse publicar dois artigos científicos”, afirma o físico. 
 
A professora Daniele Mabel, representando a Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, classificou a edição de 2017 como positiva. “O Prêmio Melhor TCC sempre é um sucesso. Nós percebemos isso ao ver aqui a satisfação dos nossos alunos, orientadores e a equipe em geral”, destaca. Além da docente, participaram da cerimônia o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Renato Teixeira, a Pró-Reitora de Extensão Alba Lúcia Raithy, o coordenador do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Anderson Maia e o vice-diretor do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), Marcio Frank.
 
As demais fotos da premiação podem ser acessadas aqui. A lista completa de vencedores pode ser acessada neste link.
 
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely