Uepa se mobiliza para auxiliar os moradores de Paragominas

 

No último final de semana o município de Paragominas, no nordeste do Estado, foi castigado pelo grande número de chuvas na região e declarou situação de calamidade pública. Muitos moradores tiveram sua casa inundada pela água e perderam as moradias, móveis e ficaram ilhados. Diante disso, um grupo formado por professores e alunos do Diretório Acadêmico da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município se mobilizou para arrecadar roupas e alimentos não perecíveis, com o objetivo de ajudar a população atingida.

Dentre os prejudicados, 22 são alunos da Universidade. A ideia de arrecadação é iniciativa dos colegas de turma dos estudantes atingidos. O acadêmico de Engenharia Florestal, Thales Bronze, contou como soube do incidente. “Estávamos em casa à noite e começaram a chegar várias mensagens informando que a água estava invadindo as casas, uma delas era de uma colega de turma nossa”.

Logo pela manhã, o aluno, que é responsável pela área de pesquisa e extensão do Diretório Acadêmico, começou a mobilizar a ação de arrecadação dos alimentos e roupas. “Começamos a receber as doações desde às 6h da manhã e distribuímos para os necessitados. Recebemos muita ajuda principalmente da assistência social de Paragominas, dos discentes, da comunidade e hoje até a Uepa de Igarapé-açu está trazendo os itens. A priori estávamos arrecadando para os alunos e agora devido a grande demanda de doação estamos atendendo a toda a comunidade atingida”, explicou. 

A maioria dos estudantes mora nos bairros que ficam em frente e aos arredores da Instituição, chamados de Promissão 1 e JK. Muitos tiveram a perda total das casas. O coordenador do campus, Paulo Sérgio Araújo da Silva, contou que a Universidade parou as atividades para receber ajuda. “Um espaço grande da Universidade está disponível para receber as doações de alimentos não perecíveis e roupas. Temos uma grande mobilização de toda a comunidade e dos alunos também”, afirmou.

A sede do Lions Clube, instituição que oferece serviços humanitários para comunidade local, também disponibilizou o espaço para receber doações e alguns estudantes da Universidade estão cozinhando para distribuir refeições às vítimas do desastre. O Lions está localizado na Rua do Uruguay, 294, no bairro Guanabara. Na Uepa, o espaço para doações funciona no campus  situado na Rodovia PA-125, s/n, no bairro Angelimaté às 19h desta sexta-feira (13). No sábado (14), a arrecadação tem início às 8h e segue até às 15h. Na segunda (16), os trabalhos reiniciam às 8h. 

Texto: Rachel Oliveira

Foto: Divulgação / Campus Paragominas