Calouros participam de programação de acolhimento

 

A aprovação no Processo Seletivo (Prosel 2019) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) teve um gosto especial para Joice Grazielle, aprovada em Ciências Naturais com habilitação em Biologia, e Miriam Monteiro, caloura de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa. “Estudamos juntas desde a quinta série e a gente passou de primeira. Foi uma emoção muito grande, eu nem sei descrever... A gente sente que todo aquele esforço valeu a pena!”, se emocionou Joice. “Eu espero que agora na Uepa eu cresça ainda mais como ser humano, como estudante e que nesse caminho eu siga conhecendo novas pessoas e novas oportunidades”, disse Miriam.

As duas foram juntas prestigiar o Acolhimento dos calouros do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa na manhã desta segunda-feira, 04 de fevereiro, no Auditório Paulo Freire. Com o tema Entrei na Universidade, e agora?, a programação tinha como objetivo apresentar à instituição para os novos alunos. “É o primeiro contato deles com a Universidade e é preciso deixar claro desde já a importância do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e que esses conceitos não podem ser trabalhados de maneira separada”, reforçou o professor Anderson Maia, diretor do CCSE.

E para apresentar o ambiente acadêmico, os veteranos dos diversos cursos também marcaram presença na programação. “Participar do acolhimento dos calouros tem um significado muito importante pra mim porque eles precisam se sentir em casa. Porque essa vai ser a segunda casa deles. Quanto melhor a acolhida, melhor essa recepção, mais confortáveis eles vão se sentir!”, contou Yuri Oliveira, monitor do evento e estudante do último ano do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Uepa.

O acolhimento aos novos calouros da Uepa também contou com programações nos outros campi da instituição. “Nós trabalhamos pra materializar a formação de capital humano, para isso estamos presentes em 16 municípios”, falou o reitor Rubens Cardoso da Silva aos novos calouros do CCSE, ressaltando que “produzir e difundir conhecimento é uma coisa, mas nós também temos o comprometimento de construir sujeitos sociais”.

Homenagem ao mestre

Durante a cerimônia de Acolhimento dos calouros do CCSE da Uepa, também foi feita a homenagem ao mestre, solenidade proferida à algum docente da instituição. “Essa foi a primeira vez que realmente alguém conseguiu me surpreender. Eu não suspeitei de nada! Agradeço a todos vocês, agradeço esse momento!”, disse Maria Dulcimar Brito da Silva, professora da Uepa desde 1992, totalmente surpreendida com a homenagem. Seguindo o protocolo, a professora entrou no auditório com uma guarda de honra composta por calouros de diversos cursos, recebeu também um tradicional guarda pó das mãos do aluno Arthur Barros - quarto lugar geral do CCSE no Prosel 2019 – além de um livro e uma caneta da Letícia Santos, caloura de Secretariado Executivo Trilíngue.

 

 

Texto: Helaine Cavalcante

Fotos: Nailana Thiely