Uepa e IGEPREV debatem aposentadoria de servidores

 

Nesta quinta-feira, 8 de agosto, ocorreu a terceira reunião entre representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV), para atender a demanda de agilização da aposentadoria dos professores e corpo administrativo da Universidade.

A reunião enfatizou a criação de parceria com o objetivo de alinhar a aposentadoria de servidores da Universidade que já atingiram tempo limite de serviço e, assim, executar com mais celeridade os processos que estão pendentes por falta de documentação.

A procuradora-chefa do IGEPREV, Lucia de Santa Brígida, destacou a intenção de dar o primeiro passo para a criação de uma educação previdenciária dos servidores. “Estamos aqui para alcançar o objetivo do Estado de ter o maior número de aposentadorias esse ano e podermos gerar novos cargos de empregos na rede estadual como um todo”, afirmou.

“Queremos fazer um programa de educação previdenciária para instruir as pessoas a cuidarem, desde o início, de toda a documentação da sua vida laboral e, assim, criar uma cultura profissional dessa questão, afinal ninguém vai lembrar tudo que fez no primeiro ano de carreira”, ponderou o presidente do IGEPREV, Silvio Vizeu, sobre quais direcionamentos serão tomados para estimular o processo de aposentadoria dos servidores, no âmbito da docência e do quadro administrativo da instituição de ensino superior.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) expandiu a atuação em 26 anos de existência e alcançou 17 mil alunos, por meio da criação de novos cursos, que já somam 126 graduações, e, também, a partir da interiorização de serviços nos 21 campi universitários, espalhados por 17 municípios paraenses. A contratação de professores e servidores administrativos acompanha esse ritmo. “A Universidade mais que dobrou o número de discente e cursos nesse período, portanto, estamos procurando agilizar a documentação dos professores em processo de aposentadoria, afim de que essas vagas, que existem legalmente nos planos de cargos e salários, sejam liberadas e a Instituição possa fazer o ingresso de novos docentes”, comentou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

O encontro entre as instituições também colocou em pauta outra parceria: a realização, no ano de 2019, de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) com o apoio da Uepa, por meio da expertise da instituição com o vestibular nos últimos anos. O plano é fazer o preenchimento de 103 vagas administrativas do quadro de servidores do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV), entretanto, aguarda a elaboração da prova para definição da atuação da Universidade no cedimento da estrutura e serviços de acompanhamento do PSS.

Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely