IV Jornada de Etnomusicologia inicia dia 5

 
O Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (Gemam) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam a partir do dia 5 de dezembro a IV Jornada de Etnomusicologia, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), na avenida Magalhães Barata, 611. A cerimônia de abertura será às 17h30 e as inscriçoes são gratuitas.
 
A quarta edição da Jornada de Etnomusicologia demarca um diferencial na Região Norte, por ser um evento destinado à socialização de pesquisas desenvolvidas nos âmbitos da graduação e pós-graduação, assim como fomenta a divulgação da produção científica - na modalidade Anais -, ampliando a produção de textos acadêmicos em língua portuguesa e sobre contextos regionais. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza o diálogo da Academia com Mestres da tradição oral. Estes vêm colaborando com pesquisas desenvolvidas no LabEtno, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da Uepa e da UFPA.
 
O Curso de Música da Uepa tem se destacado, seja institucionalmente ou por meio de ações de seus professores, em diferentes eventos acadêmicos e artísticos, inclusive internacionais. “Apesar das dificuldades, vivemos um momento bastante promissor. Além do novo projeto pedagógico ter sido finalizado, estamos tramitando uma proposta de especialização em ‘Pesquisa em Música’, que deve estar agora em análise, no âmbito da Câmara de Pesquisa. A especialização será uma espécie de projeto piloto para a vindoura implantação de um mestrado acadêmico em música, o primeiro do Norte do Brasil”, adiantou o líder do Gemam, professor Paulo Murilo Guerreiro do Amaral.
 
A proposta para a IV Jornada consiste em programação com uma conferência, duas mesas redondas, cada uma com três palestrantes, comunicações orais que serão selecionadas pelo comitê científico do evento e três apresentações musicais de práticas musicais paraenses. A conferência “Laboratórios e Pesquisa em Rede” visa instrumentalizar e aprofundar a proposta da conferencista Dra. Francisca Helena Marques (UFRB), com experiência comprovada e reconhecida sobre o assunto, na III Jornada, de implementação de laboratórios de Etnomusicologia em rede, ações colaborativas entre o LabEtno e o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo), criado e coordenado pela conferencista, desde 2003 e, apoio e suporte destes laboratórios à criação do Laboratório de Etnomusicologia da UFRN. 
 
A participação proposta de pesquisadores da UFRB, UFPA e da UFRN na Mesa Redonda 1 - “Experiências entre Laboratórios e Pesquisa em Etnomusicologia” promoverá ainda trocas de experiências na gestão de acervos e de pesquisas em laboratórios de Etnomusicologia, no país e no exterior, diálogos também iniciados na III Jornada, como mais um passo no processo de organização e difusão científica do material desenvolvido pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFPA.
 
A mesa redonda “Diálogos entre saberes”, com a participação de pesquisadores da região norte brasileira, pretende estabelecer um diálogo da Etnomusicologia com áreas musicais afins, oportunizando reflexões sobre laboratórios e, temáticas, objetos de estudo, acervos musicais, metodologias e procedimentos inerentes à pesquisa em música na região. A programação completa e mais informações constam no site do evento.
 
Texto: Ascom Uepa/Divulgaçao
Foto: Nailana Thiely