Pibid: Projeto “Universidade e Escola” seleciona estudantes

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou edital para seleção de 240 bolsas voltadas a estudantes dos cursos de licenciatura. O processo visa o desenvolvimento do projeto “Universidade e Escola: construindo saberes e trajetórias para a superação dos desafios da/na form(ação) de professores no contexto Amazônico”, aprovado junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que é um programa vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O prazo para inscrições é de hoje, 09 de julho, até o dia 07 de agosto.

Entre os objetivos do Programa está a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. O Pibid também ainda busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica e contribuir para a valorização do magistério.

São elegíveis discentes dos campi de Barcarena, Belém, Castanhal, Conceição do Araguaia, Igarapé- Açu, Moju, e Santarém, graduandos em Ciências Naturais – Química, Física e Biologia; História; Geografia; Matemática, Pedagogia; Educação Física e Licenciatura Intercultura Indígena. Uma das regras para participação é o cadastro na  Plataforma Freire.

Os candidatos devem ainda estar matriculados até o terceiro semestre e frequentando o curso de licenciatura do campus ao qual está vinculado o subprojeto de área. É necessário dispor de, no mínimo, oito horas semanais para a realização das atividades, comprovada por meio da cópia do horário acadêmico. As inscrições são presenciais e devem ser feitas diretamente pelo candidato. Para tanto é necessária a leitura atenta do edital e a reunião da documentação exigida, cuja falta acarretará na eliminação do interessado.  

O processo de seleção é composto de duas etapas: entrevista e prova escrita, baseada em conteúdos cujos temas já estão disponível na área do edital. Para conferir esses e outros detalhes, clique aqui.

 

Texto: Dayane Baía

Foto: Nailana Thiely