Jornada de humanidades discutirá novas perspectivas médicas

 

Promover atendimentos com maior atenção aos sentimentos e sintomas dos pacientes é uma busca da formação em medicina. A área de Humanidades Médicas é que enfoca essa abordagem, com o objetivo de melhorar não apenas a qualidade como a própria relação entre médicos e pacientes. Para discutir e apresentar trabalhos recentes sobre o tema, no próximo dia 14 de dezembro, ocorrerá a I Jornada de Humanidades Médicas da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Sesc Boulevard, em Belém.

O evento pretende abordar uma nova perspectiva da formação médica, em face aos desafios éticos relacionados à disseminação do conhecimento e aos saberes potencialmente transformadores. As inscrições custam 2kg de alimento não perecível e as vagas limitadas.

A programação terá a conferência “Humanidades Médicas: exigências no exercício da medicina hoje”, que será ministrada por Roberto D’Ávila, do Conselho Federal de Medicina. Haverá também comunicações orais sobre os temas Direitos Humanos; e Saúde Mental, além de sessões de pôsteres.

I Jornada de Humanidades Médicas está sendo promovida por alunos e professores do curso de medicina da Uepa, campus Belém. Para a professora Patrícia Neder, integrante da organização do evento, os médicos, como todo profissional da saúde, precisam estar alertos às demandas sociais. “E para isso se faz importante a organização de espaços de reflexão como rodas de conversa, seminários, jornadas que se privilegie essas falas e escuta, pois a partir desses momentos é possível organizar práticas eficientes e humanizadas”, explicou.

 

Mais informações: https://www.facebook.com/CAMJA-UEPA-1465708060394180/

 

Serviço

I Jornada de Humanidades Médicas da Universidade do Estado do Pará
Data: 14 de dezembro de 2018, das 8h às 16h30
Local: Sesc Boulevard, situado à avenida Boulevard Castilhos França, 522, Campina

 

Texto: Dayane Baía
Fotos: Nailana Thiely