Pedagogia Bilíngue divulga listão e as matrículas são amanhã (01)

 

A comemoração dos Processos Seletivos da Universidade do Estado Pará (Uepa) não acabou. Foi divulgado o listão do curso de Pedagogia Bilíngue na modalidade de Ensino à Distância para a turma de 2019. Este ano, foram ofertadas e preenchidas 30 vagas, sendo 50% para candidatos surdos ou com deficiência auditiva. Acesse aqui a lista de aprovados ouvintes e aprovados surdos.

Os calouros deverão efetuar as matrículas presencialmente no dia 1° de fevereiro (amanhã), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Sala do Curso de Pedagogia Bilíngue, localizada na sala 3 do bloco 3, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O endereço é Tv. Djalma Dutra, entre Municipalidade e José Pio, no bairro do Telégrafo.

É necessário levar para a matrícula original e cópia das seguintes documentações:

 

- Carteira de Identidade;

- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino);

- 02 (duas) fotos 3 x 4 recente (colorida);

- Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição (para maiores de 18 anos);

- Histórico Escolar do Ensino Médio;

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio;

- Comprovante de Residência (recente que contenha CEP);

- Laudo médico original para os candidatos classificados nas vagas destinadas a Pessoa Surda ou com Deficiência Auditiva no Curso de Licenciatura em Letras – Libras (somente serão aceitos laudos médicos com data de expedição de até seis (6) meses de antecedência do dia de matrícula. Caso o laudo esteja vencido, o candidato deverá apresentar o laudo vencido junto com o protocolo de agendamento de novo exame).

 

De acordo com o regimento geral da Uepa, é a matrícula nos cursos de graduação que vincula o aluno à Universidade e a determinado curso, devendo ser renovada a cada ano letivo. Por isso, o candidato que não efetivar a matrícula no prazo estabelecido ou não apresentar a documentação obrigatória, perderá o direito à vaga.

 

O candidato que estiver matriculado em qualquer instituição pública de nível superior somente poderá fazer a matrícula mediante a desistência do curso/instituição a que está vinculado.

 

Para mais informações sobre as matrículas, leia o edital na íntegra.

 

 

O Curso

 

O Curso de Graduação em Pedagogia Bilíngue EaD da Uepa é o único do estado que integra o Instituto Nacional de Ensino de Surdos (INES). Além disso, objetiva formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue através do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa. Almeja também construir a interculturalidade na modalidade online, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão de espaços educativos formais e não formais.

 

Na Uepa, o curso possui 13 tutores que acompanham os alunos de forma virtual e presencial através de encontros na Universidade e webconferências. O ambiente online de aprendizado foi projetado e construído por pessoas surdas e ouvintes buscando a acessibilidade e conforto.

 

Caso o aluno não tenha computador ou internet de qualidade e esteja matriculado na graduação de Pedagogia Bilíngue, ele tem livre acesso à Sala Revoluti - a sala do futuro do CCSE, desenvolvida para ser acessível à qualquer tipo de pessoa ou situação. A sala possibilita a mudança de layout de acordo com a ocasião, contando com 30 computadores, data show e televisão.

 

A coordenadora do curso, professora Maria Joaquina da Silva, enfatiza que é de notável relevância social a Uepa formar profissionais que atuem com a diversidade. “É de grande importância a Uepa tornar-se, a cada dia mais, uma Instituição Bilíngue, pois dessa forma podemos combater a opressão social provocado pelo sistema monolíngue de ensino. O professor monolíngue não fala a mesma língua do aluno surdo”, explica.

 

Texto: Olivia Varela/ Ascom CCSE

Foto: Fernanda Martins/Ascom CCSE