Secretário do MEC faz visita técnica à Uepa

 

Na última sexta-feira, dia 8, o titular da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do Ministério da Educação (MEC), Bernardo Goytacazes de Araújo, fez uma visita técnica à Universidade Estado do Pará (Uepa). O gestor foi recebido pelos pró-reitores de Gestão e Planejamento, Carlos Capela; de Graduação, Ana Conceição Oliveira; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato Teixeira. Além disso, participaram do encontro a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Marli Melo e a professora Ana Paula Fernandes, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Amazônia (GEPEEAm), que articulou o encontro com o órgão federal.

A reunião pautou questões relacionadas à formação de professores para a educação inclusiva como política pública para estimular a participação de indivíduos de comunidades quilombolas e indígenas aos espaços e cursos da Uepa. Além disso foi sugerido pelo secretário da Semesp que a Instituição procure o Plano de Ações Articuladas (PAR), fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para realizar uma repactuação do planejamento plurianual. “Saber que existe um recurso que podemos acessar para fazer um incremento de novas turmas e de estrutura, não tem como não irmos atrás. Então o próximo passo é entender de que forma podemos acessar o quantitativo financeiro que está retido”, comentou o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela.

”É um prazer vir à Uepa e dentro dessa perspectiva de menos Brasília e mais Brasil é de extrema importância visitar os Estados para conhecer a realidade dos espaços da IES e conversar sobre as atuações da universidade em relação a educação inclusiva e assim discutir sobre possibilidades de desenvolvimento da formação do professor universitário para alcançarmos nossas metas”, afirmou o titular da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, Bernardo Goytacazes.

Plano de Ações Articuladas (PAR)

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

Trata-se de uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os entes subnacionais elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das redes públicas de ensino.

Texto: Daniel Leite Jr

Fotos: Marcello Sarmento