Boas vindas aos Calouros 2016

 
Gostaria de dar as boas-vindas a toda comunidade acadêmica no início de mais um ano letivo da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Em especial, aos nossos novos acadêmicos, que hoje iniciam a sua formação superior. A Uepa é jovem como vocês e, por isso mesmo, cheia de desafios. 
 
Estamos presentes em mais de 20 campi, distribuídos pela capital e pelo interior do Estado. Oferecemos mais de 20 cursos de graduação, além de cursos de especialização, mestrado e doutorado. São várias as oportunidades em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, todas com vistas a contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade.
 
Para acolher os novos alunos, temos uma novidade. Este ano, o formato da recepção será diferente para os estudantes da capital, pois estes terão as boas-vindas de professores e veteranos no próprio campus onde irão estudar. Com esse novo modelo, todos os alunos terão o mesmo formato de Aula Magna, unificado em toda a Universidade.
 
Nos últimos anos, a Uepa promovia a Aula Magna no Ginásio do Campus II, no bairro do Marco. Contudo, nem todos os estudantes participavam. Em 2016, por uma decisão do Conselho Universitário (Consun), a Universidade resolveu inovar, descentralizar e acompanhar o formato já praticado nos campi localizados fora da capital, onde os próprios coordenadores recebem os calouros. 
 
Então, no período de 15 a 22 de fevereiro será promovida a Semana dos Calouros 2016. No Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)/Campus I, os novos estudantes dos cursos de Licenciatura participarão da Cerimônia do Mestre, momento em que se comprometem a ser profissionais da educação dispostos a transferir conhecimento. 
 
Já no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/Campus II, os cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional, Biomedicina e Fisioterapia farão a cerimônia simbólica da vestimenta de um dos instrumentos tradicionais dos profissionais da área da saúde: o jaleco. 
 
Para os calouros do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT)/Campus V, a programação inclui a troca de ideias e apresentação dos projetos e cursos da Universidade, além das boas-vindas dos gestores, palestras, oficinas, minicursos, mostras de trabalhos, e programações culturais.
 
E assim a programação segue em todos os campi, a partir de hoje. Diversidade, pluralidade de ideias, conhecimento científico, transformação social. Sejam bem vindos à Uepa.