Acompanhamento especializado em hanseníase é oferecido na Uepa

 
O Serviço de Dermatologia da Uepa, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/Campus II, realiza atendimentos de forma gratuita

 

O Janeiro Roxo, campanha oficializada pelo Ministério da Saúde e endossada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), marca o mês de conscientização sobre prevenção e os cuidados da hanseníase, doença infecciosa e transmissível que ainda persiste como problema de saúde pública no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil diagnosticou 15.155 novos casos de hanseníase só no ano de 2021. 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) contribui para o combate da doença por meio do Serviço de Dermatologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que oferta, de forma gratuita, atendimento especializado às segundas-feiras, de 14h a 18h, por meio da triagem, e posteriormente, se confirmados casos de hanseníase, os pacientes são encaminhados para um laboratório específico às quartas-feiras, de 8h às 12h. 

 

Segundo Carla Pires, médica e professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), “as pessoas que apresentam os sinais dos sintomas e desconfiam que têm hanseníase devem procurar os postos de saúde mais próximos. São esses postos de saúde que posteriormente encaminham os pacientes para centros especializados, como é o caso do Serviço de Dermatologia da Uepa, que é um centro referência que chamamos de atenção secundária”. 

 

Sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença que afeta primariamente a pele e os nervos e é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A doença atinge pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, podendo apresentar evolução lenta e progressiva. As complicações causadas pela doença podem causar deformidades e incapacidades físicas muitas vezes irreversíveis, principalmente nas mãos, pés e nos olhos.

 

De acordo com a professora e coordenadora do Serviço de Dermatologia da Uepa, Regina Carneiro, "os principais sintomas da hanseníase são manchas brancas ou avermelhadas na pele que geralmente são acompanhadas de alteração de sensibilidade, ou seja, o paciente passa a não sentir ao tocar nos locais das manchas, como se estivesse anestesiado. O diagnóstico pode ser feito pela sintomatologia e procurando um médico assim que perceber as manchas”. 

 

O tratamento da hanseníase é realizado por meio de antibióticos que têm como função matar o bacilo causador da doença. Uma vez que o tratamento é iniciado, em 4 dias a pessoa deixa de ser capaz de transmitir a hanseníase para outros indivíduos. O tratamento, que é gratuito e está disponível em qualquer posto de saúde, consiste em doses supervisionadas e comprimidos que o paciente adquire na consulta. 

 

O Serviço de Dermatologia da Uepa fica localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na travessa Perebebuí, 2623, no bairro do Marco, em Belém. 

Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)

Foto: Daniel Leite Jr (Arquivo Ascom Uepa)