Auditório da Uepa em Santarém presta homenagem à professora

O auditório do Campus passou a se chamar Professora Maria Tatiane Gonçalves de Sá

O auditório do Campus XII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém, passou a se chamar Professora Maria Tatiane Gonçalves de Sá e, a partir de agora, imortaliza a docente da instituição que faleceu, precocemente, em 2021. A cerimônia de descerramento da placa ocorreu na quinta-feira, 13, com a presença do reitor da Uepa, Clay Chagas, da vice-reitora, Ilma Pastana, de membros da gestão superior, da coordenação local do campus, familiares e alunos da professora.

Heraldo Sá, viúvo, se emocionou com a homenagem e agradeceu a decisão sugerida por profissionais da instituição. “Todas as vezes que ela vinha aqui entregar certificado de conclusão de curso, ela falava ‘meu maior sonho é ver meus filhos vindo nesse corredor e eu poder entregar o diploma deles’. Ela não vai entregar o diploma mas vai estar aqui, porque o auditório é o nome dela”, relatou Heraldo.

"Sigam o exemplo de uma mulher dedicada, comprometida, que onde entrava fazia questão de se dedicar. Não deixem essa semente acabar, evoluam cada vez mais e acreditem na profissão de vocês", desejou Heraldo. As colegas Sheyla Oliveira, coordenadora do campus em Santarém, e Franciane de Paula, coordenadora adjunta do curso de Enfermagem, lembraram que Tatiane foi uma profissional dedicada no ensino, na pesquisa, na extensão e nos programas de residência.

O reitor Clay Chagas, na ocasião, disse que "gostaria de agradecer a família por ter permitido essa homenagem a uma pessoa que se dedicou tanto a essa instituição" e destacou que o legado deixado por ela é marcante. Para o gestor, seguir o exemplo da professora Tatiane é a maior honra em memória da professora homenageada. O aluno do quarto ano do curso de Enfermagem, Paulo de Carvalho, apontou que “essa homenagem é o mínimo do quanto essa mulher foi importante na vida de todos nós, família, alunos e colegas, e seremos eternamente gratos por tudo o que ela fez por nós".

Reuniões

Em visita à Santarém, o reitor e a vice-reitora, acompanhados do diretor de Pesquisa, Aníbal Neto, da vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e da coordenadora do curso de Fisioterapia, Erica Feio, cumpriram agenda de reuniões com as equipes locais.

Na manhã de quinta-feira, 13, os secretários municipais de Administração e Governo, Emir Machado de Aguiar; de Saúde, Vânia Portela; e de Educação, Maria José Maia da Silva; além da procuradora geral do município, Paula Piazza, receberam a comitiva da Uepa em uma reunião para estreitar relações e traçar estratégias na área da saúde em prol da população. À tarde, a equipe também esteve em reunião com os professores e técnicos do Campus XII da instituição, para discutir questões sobre os processos de progressões, reajuste da tabela salarial, vagas ofertadas nos cursos, reformas estruturais e esclarecimentos de dúvidas.

Nesta sexta-feira, 14, o reitor Clay Chagas atendeu os representantes discentes dos cursos do campus, para falar sobre as demandas de professores, calendários e outras dúvidas.  Ilma Pastana, vice-reitora, conduziu um encontro com a Coordenação de Residência Multi e Uniprofissional para a entrega de dois computadores e um data-show, a serem utilizados pelos programas de residência. Em seguida, foi realizado um encontro com as Coordenações Adjuntas dos Cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Música, Assessoria Pedagógica.

Para finalizar a programação, a gestão também esteve com o secretário regional de Governo, Henderson Lira Pinto; coordenador da área de educação, Daian Serique, e diretora do 9 Centro Regional de Saúde, Aline Liberal, para discutir quais as necessidades da região e no que a instituição pode colaborar em estratégias de desenvolvimento. Henderson falou sobre a parceria com a Uepa. “É importante a gente construir esse projeto e agradecer porque a Uepa tem sido uma grande parceira. A gente percebe a integração que a gente faz com a Uepa. Agradeço pelo trabalho e agora a gente vai ampliar, quanto mais tivermos inserido nesse processo”

Formatura

Na noite de quinta-feira, o reitor Clay Chagas concedeu grau aos formandos da vigésima turma de Medicina a se formar no Campus de Santarém. O evento foi realizado no Centro Recreativo, no centro da cidade, e reuniu autoridades, familiares e amigos. Dezoito novos médicos poderão atuar em prol da sociedade paraense.

Texto e fotos: Marília Jardim (Ascom Uepa)