Campus XII antecipa 22 diplomas do curso de Enfermagem

Discentes do curso de Enfermagem que anteciparam o diploma comemoram com o documento em mãos

Durante a pandemia do novo coronavírus (SarS-CoV-2), que causa a Covid-19, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) tem desenvolvido estratégias de enfrentamento contra essa mazela que atingiu o cotidiano da humanidade. Entre essas atuações está a antecipação da entrega de diplomas de discentes das graduações na área da saúde. No dia 22 de dezembro,  na cidade de Santarém, foi antecipada a outorga de grau de 21 alunos do curso de Enfermagem. A entrega foi realizada no auditório do Campus XII, respeitando todos os protocolos de biossegurança, recomendados pelos órgãos competentes de saúde.

Para coordenadora da Uepa no oeste do Pará, Sheyla de Oliveira, a entrega dos diplomas é resultado do compromisso da Instituição com a formação de novos profissionais da área da saúde neste momento delicado de pandemia. “Avalio a entrega de profissionais da saúde em meio à pandemia como o cumprimento da responsabilidade social da Universidade em formar profissionais excelentes no processo do cuidar, corroborando com a melhoria da saúde coletiva na região”, afirmou.

A decisão em antecipar os diplomas dos discentes do curso de Enfermagem do Campus XII é fundamentada na Medida Provisória nº 934 do Governo Federal emitida por meio do Ministério da Educação (MEC), que atingiu diversas instituições de nível superior, no âmbito federal e estadual, em todo território brasileiro, com o objetivo de preparar mais profissionais da área da saúde para combater o avanço da transmissão da Covid-19.

Segundo a coordenadora adjunta do curso de Enfermagem do Campus XII, Franciane Fernandes, a entrega de novos enfermeiros para o sistema de saúde do Estado do Pará é uma ação de relevância social durante a pandemia da Covid-19, que reforça o compromisso da Universidade com a população paraense. “O compromisso da Uepa é com o desenvolvimento amazônico e no enfrentamento ao cenário atípico imposto pela pandemia, oportunizando ainda mais profissionais de saúde, enfermeiros, para nossa região, como agentes de transformação, assumindo, desta maneira, a missão institucional com a execução da assistência pautada no conhecimento técnico, ético, científico e humano, de modo a contribuir na qualidade dos serviços de saúde ofertados e com o nosso SUS” disse.

Durante o curso de Enfermagem, a Uepa oferece experiências diversificadas na área da saúde com a intenção de formar futuros profissionais para todos os tipos de situações de trabalho. Desta forma, os discentes que a Universidade entregou para a sociedade paraense desenvolveram ações sociais, grupos de pesquisa, participação em congressos, simpósios, extensão acadêmica e científica, além de estágio obrigatório para complementar e expandir o currículo acadêmico e profissional.

Para a enfermeira recém-formada, Thais Rodrigues, de 22 anos, a busca pelo primeiro emprego será um desafio. Porém, após a formação que recebeu na Uepa as expectativas são as melhores. “A Uepa entregar mais profissionais neste momento tão delicado que estamos vivendo demonstra a missão que ela tem com a população paraense, pois após a nossa formação é normal ficar ansioso para o primeiro emprego, mas tenho expectativas muito boas do que está por vir, mesmo sabendo que ainda estamos vivendo a pandemia e que meu primeiro emprego será nesse cenário. Então, o que eu espero é que eu possa desenvolver um trabalho humanizado, sendo ética e prestando uma assistência de qualidade aos meus pacientes, assim como aprendemos durante nossa formação. Por isso eu gostaria de agradecer a toda a comunidade acadêmica da Uepa que, de forma indireta ou direta, sempre nos ajudaram” comentou.

Texto: Daniel Leite Jr/Ascom-Uepa
Fotos: Coordenação Adjunta do Curso de Enfermagem do Campus XII/Uepa