Cartilha orienta e previne contra o novo Coronavírus

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), dando continuidade aos diversos projetos e ações pedagógicas de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, desenvolveu, por meio da Comissão responsável pelos estudos e recomendações de ações de Biossegurança e Infraestrutura, a cartilha digital “Coronavírus: tudo que você precisa saber e fazer para se prevenir”.

Acesse aqui a cartilha “Coronavírus: tudo que você precisa saber e fazer para se prevenir”

A cartilha tem a intenção de orientar, tanto a comunidade administrativa e acadêmica da Uepa quanto a população paraense, sobre quais os procedimentos de prevenção e controle da doença causada pelo novo Coronavírus, por meio de observações de profissionais da área da saúde e fontes de informações científicas confiáveis, a partir das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o tema.

"O nosso objetivo com a cartilha é a educação em tempos de pandemia afinal, esse manual, servirá de base para que à comunidade da Uepa, ou seja, docentes, discentes e administrativos possam utilizar em suas atitudes de retorno às atividades presenciais, servindo como um lembrete para que eles não se esqueçam do que deve ser feito, assim como, também, para os usuários de fora da instituição que frequentam os campi da universidade. Ela estará disponível para todos no Pará, e também fora dele, pois, soubemos que ela já serviu de modelo para iniciativas semelhantes fora do Estado. Dessa forma, nós, da Comissão sugerimos à Reitoria o encaminhamento desse documento para o Governo do Estado do Pará e para as secretarias estaduais, bem como para as prefeituras e suas secretarias de saúde e de educação para a ampla divulgação”, afirmou o coordenador da Comissão responsável pelos estudos e recomendações de ações de Biossegurança e Infraestrutura, professor Pedro Vasconcelos.

O projeto oferece diversas informações sobre como se portar, agir, prevenir, diagnosticar e cuidados necessários para evitar a proliferação do novo Coronavírus. Dessa forma, a cartilha funciona como ação educacional e pedagógica de combate à pandemia, e está disponível de forma digital livremente para todos os interessado.

“Foi nomeada uma Comissão de Biossegurança e Infraestrutura para ser responsável pela elaboração de medidas e ações de preparo dos campi da universidade nos 21 municípios, para um possível retorno presencial e gradual. Mas, isso é apenas planejamento, bem como preparação pedagógica para os cursos. Várias estratégias foram propostas e vem sendo executadas  para prevenção, através de  ações educativas, e a cartilha é uma delas. É composta por desenhos, textos pequenos com linguagem clara e objetiva para  compreensão de todos.  Portanto,  a intenção é alcançar  toda a população, não só da Uepa”, comentou a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa e uma das organizadoras da publicação, Vera Palácios.

O documento aborda diferentes temas referentes ao vírus, entre eles, o que é o coronavírus, breve historiografia, como é transmitido, formas de prevenção coletiva, principais sintomas, maneiras de evitar o contágio individual, tempo de incubação, como se confirma o diagnóstico de Covid-19, e qualidade de vida em tempos de pandemia.

“Acredito que a cartilha digital, disponibilizada gratuitamente no site da Uepa, cumpre a sua função de informatizar e, também, educar a comunidade da Instituição para o novo normal que teremos que assumir nas nossas posturas quando as aulas presenciais voltarem. O projeto possui uma grande relevância, além do contexto dentro da Universidade, pois ele pode ser aplicado no cotidiano de toda a população paraense como forma de adotar comportamentos que podem evitar a proliferação do coronavírus no nosso Estado”, disse a discente do primeiro semestre do curso de pedagogia da Uepa, Laíla Cardoso.

Texto/foto: Daniel Leite Jr