O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) elaborou uma programação especial para recepcionar os novos alunos da universidade neste segundo semestre de 2023. O curso de Enfermagem terá entrada da turma 2023.2 e vai contar com uma ampla programação entre os dias 11 e 15 de setembro, com palestras, dinâmicas e rodas de conversa no Campus IV, no bairro do Guamá, em Belém. O curso de Medicina também conta com entrada de discentes neste período do ano.
Na Enfermagem, o evento tem como tema As Ciências que Norteiam o Cuidar: Teorias de Enfermagem e, nesta segunda-feira, 11, já conta com o primeiro acolhimento, o Campus tour, que é um passeio para reconhecimento do Campus IV e a mesa que apresentará o Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf); os representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben). À tarde, terá a aula inaugural sobre a Teoria Ambientalista, com a professora de enfermagem, Maridalva Ramos Leite, às 14h30.
Na terça-feira, 12, será realizada a palestra sobre Teoria do Autocuidado, a partir das 8h. A educação ambiental será uma das marcas do evento por meio da parceria do Campus com o Programa de Gestão Uepa Ambiental, com a inclusão do trote solidário que contará com campanha de doação de livros durante toda a semana e a comunidade também vai poder participar doando livros, revistas, gibis etc. Todo o material arrecadado que estiver em boas condições de uso será destinado para bibliotecas comunitárias e cooperativas de catadores de resíduos sólidos, em Belém. O ponto de coleta é na biblioteca do Campus IV. O dia vai contar ainda com a roda de conversa A união Faz a Força, que vai debater sobre o movimento estudantil frente a conjuntura atual, às 10h30. No evento, também constam palestras sobre as áreas de atuação da enfermagem Os Diversos Olhares do Cuidar, às 13h30, e sobre a importância do piso salarial para enfermagem às 16h.
Quarta-feira, 13, a partir das 8h30, será a vez de repassar informações sobre orientações acadêmicas com a Coordenação de Registro e Controle Acadêmico do Campus (CRCA) e explicação do funcionamento do Sistema Sigaa. As Palestras iniciam às 10h sobre Teoria das Necessidades Humanas Básicas com a enfermeira Maria Eduarda Cardoso. E seguem à tarde, com Reflexões sobre Gênero, Raças, Sexualidade e Classe Social, que pretendem fazer com que os calouros reflitam sobre o combate às opressões e trará uma explanação de como as desigualdades sociais afetam a saúde da comunidade e de cada ser em particular. Às 15h30, ocorrerá a roda de conversa sobre O Papel Social, Político e Acadêmico do Estudante.
Ao final da semana, a organização de recepção aos calouros também promoverá palestras sobre Teoria Holística, A importância da Docência, Teoria da Adaptação, dinâmicas para integração e a tradicional Cerimônia do Jaleco, na sexta-feira, 15, às 17h, que será realizada no auditório da Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no Campus II/CCBS, localizado na Tv. Perebebuí, 2623.
Para a coordenadora do Caenf, Letícia Rodrigues, a Semana de calouros é um momento muito importante para quem está chegando no curso conhecer melhor a instituição, "conhecer o curso de outra forma, aprender como funciona tudo pela universidade, já que na maioria das vezes é algo totalmente novo e que seguem fluxos diferentes do ensino médio, além disso, formar relações, amizades através das dinâmicas e também fazer essa ponte com as coordenações do curso, assessoria pedagógica, docentes e veteranos é fundamental para que a pessoa se sinta acolhida pela enfermagem", disse.
Medicina - O curso de Medicina também contou uma programação especial para recepcionar os novos calouros da Uepa neste segundo semestre. Durante a última semana de agosto, foram desenvolvidas dinâmicas de apresentação da graduação, passeio para reconhecimento do Campus, ligas acadêmicas, projetos de extensão, acolhimento da Atlética Búfalos e cerimônia do jaleco. Também foi destacada a importância da saúde mental e o evento culminou com o momento solidário de doação de sangue na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)
Fotos: Diane Maués (Ascom Uepa) e Acervo dos estudantes.