Durante o período de 26 a 30 de junho, o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), irá desenvolver a integração e o acolhimento aos novos discentes, aprovados no Processo Seletivo 2023. Em uma programação extensa, em parceria com os setores administrativos, coordenações de cursos e centros acadêmicos, o evento iniciará no Auditório Paulo Freire e se estenderá a outros locais do Campus I.
Fundamentado no tema Acolher Para Ser Acolhido: Construindo Uma Universidade Inclusiva, a conferência de boas-vindas terá a apresentação da direção do centro e outras esferas que compõem o CCSE, às 9h. A mesa de abertura será marcada por um debate acerca das cotas étnico-raciais na Uepa, com as professoras Creusa Barbosa dos Santos Trindade e Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar.
Além das atividades direcionadas a todos os calouros, cada curso promoverá ações específicas aos novos discentes. As apresentações culturais também farão parte deste momento de recepção, para propiciar, segundo a comissão organizadora, a integração efetiva do calouro ao âmbito universitário, iniciativa projetada pelos centros acadêmicos com parceria das assessoras pedagógicas.
Na terça-feira, 27, a programação será dividida em dois momentos. Pela manhã, das 8h às 10h, os cursos irão desenvolver suas próprias atividades, e na sequência poderão participar do minicurso Como Elaborar Um Currículo Lattes. Para dar continuidade, pela tarde e à noite, os discentes também serão conduzidos a ações particulares.
A programação seguirá nos próximos dias com mesas de debate, apresentações culturais e a festa junina, que será no dia 29, das 15h às 20h. Combate à Violência de Gênero é o tema da mesa redonda organizada pelos Centros Acadêmicos de Pedagogia e Geografia. De acordo com o cronograma, Reflexões Acerca da Importância da Assistência Psicossocial no Ambiente Universitário e Experiências Científicas de Mulheres na Amazônia também integram o conjunto de temáticas que serão abordadas nesta semana de integração.
Texto: Thayssa Nobre (Ascom Uepa)