CCSE terá diálogo sobre Educação Indígena

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) terá amanhã, 10, a presença de um dos maiores pesquisadores da Educação Indígena no Brasil, o professor Gersem Baniwa. O evento busca um formato diferente, que envolva o expectador, com esteiras no chão, em vez de cadeiras, e a realização de uma mística, com música e instrumentos indígenas para preparar o clima do diálogo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, com certificação aos participantes. O canal do CCSE no YouTube fará a transmissão ao vivo na íntegra, neste link.

A Hora do Diálogo com Baniwa foi uma iniciativa do Centro, que não deixou passar em branco a presença do professor na capital paraense para promover um necessário encontro com nossos futuros professores. “Não poderíamos perder a oportunidade de trazê-lo, pois ele tem muito conhecimento para compartilhar conosco. Até mesmo com a criação do Ministério dos Povos Originários, em 2023, essa conversa voltará ao palco do debate nacional”, contou uma das organizadoras do evento, a professora Kátia Melo.

Gersem Baniwa é indígena do povo Baniwa de São Gabriel da Cachoeira (AM), graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam, 1995), mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2006) e doutor em Antropologia pela mesma instituição (2010).

Na administração pública, já foi secretário municipal de educação de São Gabriel da Cachoeira, co-fundador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e coordenador geral de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, é diretor-presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisa (Cinep) e professor do curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas da Ufam.

Texto: Fernanda Martins (Ascom Uepa)

Foto: Divulgação Universidade Brasília