Com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a 14ª Conferência Estadual de Saúde, com o tema Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia, foi realizada entre os dias 23 e 25 de maio, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, abordando políticas para fortalecer e aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os participantes, professores e gestores da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
O evento foi realizado pelo Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES), que, pela primeira vez, tem representação da Uepa, com participação da vice-reitora Ilma Pastana e da vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Simone Beverly, como titular e suplente, respectivamente.
Entre as gestoras do evento, a conselheira Simone Beverly afirmou que ''a participação da Uepa foi muito ativa, participamos da eleição dos delegados no segmento Gestão, então a participação foi de fundamental importância para o exercício da cidadania dentro do controle social". Ainda para a professora Simone, a participação da univerisdade no Conselho de Saúde é importante para o conhecimento de políticas públicas, que serão trabalhadas dentro da academia. De acordo com a professora Ilma, a participação na programação "é o momento para a gente se mostrar enquanto universidade, participar das atividades e, principalmente, fazer a relação da academia com o serviço, que valoriza bastante nosso papel".
No evento, a professora da Uepa, Jane Monteiro Neves, que atua na área de Políticas Públicas de Saúde e participa da Conferência desde a primeira edição, ressalta que nessa trajetória de participação atuou com "intervenções para avançar os principios e diretrizes do Sistema Único de Saúde pela construção da reforma sanitária brasileira". Ela também identificou um avanço na participação do número de pessoas e no conhecimento das leis que discorrem sobre as políticas públicas na área de saúde.
Estiveram presentes no evento, conselheiros de 105 municípios paraenses, ativistas de movimentos sociais e representantes da sociedade civil. Na 14ª Conferência Estadual de Saúde mais de 50 propostas foram elaboradas pelos participantes e entregues à comissão organizadora.
Texto e fotos: Diane Maués e Marília Jardim (Ascom Uepa)