Congresso de Medicina da Família recebe trabalhos

Medicina da Família e Comunidade é tema de congresso que será realizado em abril

Até a próxima segunda-feira, 8 de março, o I Congresso de Medicina da Família e Comunidade do Oeste do Pará recebe trabalhos para serem apresentados no evento, realizado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Campus XII, em Santarém. O evento ocorrerá nos dias 2, 3, 9 e 10 de abril de 2021, em modalidade on-line, por meio de plataformas como o Youtube e Google Meets.

Para inscrever o trabalho científico, o interessado deverá enviar o resumo para o e-mail submissaocmfc2021@gmail.com. Cada participante poderá submeter até um trabalho por autor principal, sem haver limite para participação em trabalhos como coautor, e cada trabalho deverá ser composto por no máximo seis autores, incluindo orientador. O valor para a inscrição do resumo é de R$5 e todas as informações estão disponíveis no edital.

A atividade é uma iniciativa dos próprios alunos da área de saúde e vem da necessidade de discutir o tema Medicina da Família e Comunidade, devido a falta de eventos na região. Além disso, os estudantes poderão ter a oportunidade de expandir os currículos e dividir as experiências e pesquisas. “A Medicina da Família e Comunidade está intimamente relacionada com a Atenção Primária à Saúde, que além de ser a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde), possui um papel fundamental na prevenção e acompanhamento de doenças crônicas não transmissíveis e manutenção da saúde da população”,  explica a aluna da Uepa e integrante da comissão organizadora do evento, Vanessa Kemilly.

Para ela, a expectativa para o evento é ampliar o debate. “Esperamos contribuir com a discussão de temáticas relevantes acerca do exercício da Medicina da Família e Comunidade tanto no contexto regional quanto no nacional. Além disso, esperamos colaborar com a publicação de trabalhos científicos no campo da Medicina da Família e Comunidade”.

A programação do evento pode ser acompanhada no site. A organização também disponibiliza as informações em um perfil no Instagram.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)

Tags: