Consun debate medidas de prevenção contra o COVID19

Os membros do Conselho Universitário (Consun) estiveram reunidos nesta quinta-feira (19), no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), para a 236ª Reunião Ordinária do Consun. A principal pauta em debate foram as medidas de prevenção ao Novo Coronavírus (COVID 19) adotadas pela Universidade, após o Decreto Governamental 609/2020, republicado no último dia 17 no Diário Oficial do Estado (DOE).

As recomendações da Uepa estão na Portaria 1019/2020, divulgada ontem (18). Entre as ações, no âmbito administrativo, estão o trabalho remoto para os servidores do grupo de risco, o regime de escala e o uso intensivo de meios eletrônicos no fluxo de processos, a exemplo do Processo Administrativo Eletrônico (PAE). Em relação às atividades acadêmicas, está orientada a realização de aulas à distância e a suspensão das colações de grau, além das visitas ao Centro de Ciências e Planetário do Pará. Todas as medidas visam evitar aglomerações.

Além disso, a Pró-Reitoria de Gestão de Planejamento (Progesp) já garantiu o reforço na limpeza de espaços de atendimento ao público, a exemplo da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), localizada no Campus II, no bairro do Marco, e em áreas de contato como telefones, maçanetas e corrimões. Entre outras ações estão a disponibilização de equipamentos eletrônicos para o trabalho home office e de álcool gel nos banheiros.

O presidente do Conselho e reitor, Rubens Cardoso, explicou aos integrantes que, preocupada com a proliferação do vírus e com a educação em saúde, a Universidade criou um Grupo de Trabalho para acompanhamento diário da questão e recomendação de medidas que garantam a integridade de professores, servidores e alunos. “A gente precisa trabalhar com fatos e dados críveis para poder tomar decisões na Universidade”, explicou o presidente sobre a importância do GT que, inclusive, está apto a fazer treinamento e capacitação dos estudantes da área de saúde para atendimento de pessoas que apresentarem sintomas ou tiverem sido contaminadas pelo COVID-19.

Dada a situação da pandemia e a confirmação do primeiro caso de Coronavírus registrado no Pará, os membros do Consun também optaram por suspender as eleições para o cargo de diretor (a) de Centro de Ciências, que deveria ocorrer no próximo mês. No encontro de hoje, entretanto, os conselheiros aprovaram o Regimento Eleitoral, com ressalvas no cronograma.

Ainda na reunião, tomou posse a conselheira Bianca Mesquita, estudante do 5° semestre de Ciências Sociais e atual coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uepa.  "De fato, essa cadeira, além de simbolizar uma vitória representa, também, uma responsabilidade. Os estudantes desejam que essa cadeira defenda, enfim, os direitos da categoria. Estamos providenciando que as demais cadeiras reservadas, e de direito, dos discentes, sejam devidamente ocupadas. Por isso, a nossa representatividade está interessada em se mostrar ativa nas instâncias deliberativas dentro da Universidade", explicou a graduanda.

Texto: Ize Sena
Foto: Márcio Dias