Curso de Educação Física da Uepa comemora 53 anos

 
A comemoração do curso ocorre no âmbito do aniversário de 30 anos da Uepa.

 

O primeiro curso de graduação em Educação Física do Pará completou 53 anos no dia 11 de maio. Em alusão ao aniversário do curso, na última sexta-feira, 12, foi realizada uma comemoração na quadra externa do campus III, na Avenida João Paulo II, e a ação faz parte dos 30 anos de criação da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento contou com a presença do reitor da Uepa, Clay Chagas, da vice-reitora, Ilma Pastana, do diretor e vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Emanuel Sousa e Simone Beverly, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Jacob da Silva Freitas e demais servidores da instituição.

Professor Clay Chagas desejou muito sucesso ao curso e parabenizou a equipe: "parabéns aos professores, alunos, servidores e todos que fazem o Campus III funcionar e ser uma referência para nós, para a comunidade externa, em todo o estado. E maio também é o mês de aniversário de criação da Uepa, que vem cada vez mais avançando, cada vez mais interiorizando e mostrando sua importância no estado. Trinta anos da universidade, que é mais nova que o curso de educação física e veio para criar uma unidade entre as múltiplas faculdades que existiam no passado. Então, este é um mês de comemoração e de vitória", celebrou. 

O campus III faz parte do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) da Uepa e sedia o curso de Educação Física. Hoje o curso de graduação em Educação Física possui as habilitações de Licenciatura e Bacharelado, com mais de 500 alunos matriculados e ativos em Belém. Porém, além da capital, o curso funciona também de forma regular em Santarém, Tucuruí, Conceição do Araguaia e Altamira e em sete polos pelo programa Forma Pará: Melgaço - Gurupá - Benevides, Tracuateua - São Francisco do Pará, Capitão Poço e Terra Santa. O Campus III já foi sede de vários campeonatos importantes regionais e nacionais e oferta diversos serviços de extensão à comunidade, como: natação, vôlei, karatê, futebol, ginástica olímpica, basquete, dança moderna e atividades físicas adaptadas.

A graduação sempre está entre as mais concorridas da Uepa. Este ano, em Belém, foram mais de 4 mil inscritos no Prosel 2023, na disputa das 100 vagas entre o bacharelado e a licenciatura. Na oportunidade também foram ofertadas 40 vagas no município de Conceição do Araguaia, 40 vagas para Tucuruí e ainda 40 vagas para Altamira e para Santarém. Somando um total de 260 vagas ofertadas no Prosel deste ano.

Para o Prof. Dr. Smayk Barbosa, coordenador do Campus III, o curso sofreu grandes transformações e a primeira turma de bacharelado vai se formar ano que vem. "Somos a primeira universidade pública estadual a ofertar o bacharelado em educação física e estamos sempre fazendo a história, sempre buscando o diferencial. O curso de educação física está completando, agora em maio, 53 anos. Eu estou há dois anos à frente da coordenação e venho trabalhando pelo engrandecimento do curso. Nessa nova matriz curricular todos os esportes são obrigatórios, onde tivemos essa formatação direcionada para licenciatura e outra direcionada para o bacharelado, fazendo com que a identidade da formação dos alunos estivesse bem concretizada, bem firmada. A Licenciatura que trabalha em ambientes escolares onde o professor de educação física também é um profissional da saúde dentro da escola, então ele vai ter habilidades didáticas, pedagógicas, de gestão, dentre todos os fatores que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pede para a formação docente e um Bacharel em que o aluno formado trabalhará em clínicas, em hospitais, academias, personal, ele também vai ter toda essa formação clínica, pedagógica, é um professor, porém voltado para ambientes não escolares com intuito de um direcionamento maior na área da saúde, qualidade de vida e o treinamento em si", detalha o coordenador.

No evento, professor Jofre Jacob disse que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está de portas abertas e anunciou que em breve haverá um mestrado com professores de educação física, na área de Motricidade. "Os alunos de educação física poderão participar, e a gente quer cada vez mais celebrar o crescimento da educação física na Uepa", afirmou. Já a vice-reitora, Ilma Pastana, saudou o professor Smayk pelo trabalho desenvolvido dizendo que ele "continua o legado de vários professores da instituição, como os professores Milton Mateus de Souza e Nagib Matni, que foram pioneiros na Educação Física no Pará, além do saudoso professor Evitom Corrêa de Sousa, e tantos outros profissionais, que deixaram marcas na instituição e dedicaram suas vidas pelo curso de educação física. Contem com a gestão nas lutas, nas vitórias, no dia a dia, saibam que vocês têm uma gestão que congrega com vocês e vamos pra frente nos 30 anos de criação Universidade que será comemorado no próximo dia 18'', disse a professora Ilma Pastana.

Texto e Fotos: Diane Maués (Ascom Uepa)