Eduepa participa da Feira do Livro Virtual da Abeu

A Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) participará de 15 e 18 de setembro da terceira edição da Feira Virtual do Livro, promovida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), ao lado de 39 editoras de Instituições de Ensino Superior (IES). Além da exposição de quinze publicações no evento, sendo onze livros impressos e quatro e-booksa Eduepa terá uma programação paralela de lives nos dias 14 e 15 de setembro, no perfil do Facebook, com pesquisadores da Uepa que estudam a cultura regional e a identidade paraense.

Na live desta segunda-feira, 14 de setembro, às 18h, o pesquisador convidado é o professor Paulo Murilo Guerreiro do Amaral, coordenador do Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM). Ele, que já coordenador da Eduepa, falará sobre a influência caribenha na música paraense, uma de suas áreas de estudo. “Acho fundamental que seja garantida à Eduepa participação em eventos diversos relacionados ao livro, dos pequenos aos grandes. Mas é claro que essa garantia precisa ser acompanhada por outra, que é a da Editora continuar oportunizando a editoração e a publicação de livros, bem como de manter-se incentivando a produção científica dentro e fora de nossa Universidade. A participação em eventos é um dos vários caminhos neste sentido. Os eventos geram oportunidades, legitimam a existência de uma editora como a Eduepa e conferem à Universidade poderosíssima visibilidade institucional”, comentou o coordenador do GEMAM, Paulo Murilo do Amaral.

E, no dia seguinte, 15 de setembro, às 17h30, os convidados são Luciana Amoras, mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Uepa; Denise Simões, pesquisadora do PPGED; Yalorixa Ivanilze; e Yawo Oberdan, que vão falar sobre os saberes da religiosidade de matriz africana e o preconceito que os adeptos dessas religiões sofrem no espaço escolar, a partir da pesquisa de dissertação de mestrado da Luciana Amoras, que deu origem ao e-book Do Terreiro à Escola:diversidade religiosa e discriminação na Ilha de Mosqueiro em Belém-PA.

Acesse aqui o site da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU)

Acesse aqui o espaço virtual da EDUEPA dentro da ABEU

Acesse aqui o perfil da Eduepa no Facebook e confira as lives (não há necessidade de inscrição ou link de acesso)

Feira Virtual - Nessa nova edição, a Feira Virtual do Livro estará associada ao XVI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), que será realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e da Faculdade de Comunicação (Facom). Desta maneira, a Feira congregará artistas e pesquisadores de cultura do Brasil e do exterior e será mais uma das ações de iniciativa da Abeu, em promover as publicações acadêmicas e estimular as atividades das editoras afiliadas nesses tempos de pandemia.

O evento que deu início às atividades da Abeu foi a Feira de Editoras Universitárias, no mês de julho, com dezenas de editoras universitárias afiliadas. Nessa ocasião, a Eduepa promoveu uma programação própria convidando pesquisadores de todos os centros da Uepa, com a finalidade de divulgarem as pesquisas editadas e publicadas. No final do mesmo mês, ocorreu uma segunda edição do evento, em uma configuração paralela ao I Simpósio de Saúde Pública, promovido pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) e, para esse evento, foram convidados pesquisadores ligados aos cursos de saúde para debater um pouco sobre a temática, além da atuação institucional como formadora de profissionais de saúde pública e como prestadora de serviços de saúde para a população.

“Após participações nas duas edições da Feira do Livro Virtual percebemos que foi uma oportunidade da qual a Eduepa não poderia deixar de fazer parte, dado o potencial de alcance de um público que extrapola os limites do estado do Pará e, por acreditar que o conhecimento deve ser acessível e ter um impacto real na vida das pessoas, a Eduepa quer se posicionar como um agente para que essa realidade aconteça, portanto, seguir participando de eventos desta amplitude e com grande possibilidade de distribuição das obras do nosso catálogo e, consequentemente, das pesquisas da comunidade acadêmica da Uepa, se demonstra como uma das formas de alcançar nosso objetivo como editora universitária”, afirmou o coordenador da Eduepa, Nilson Bezerra.

A Feira Virtual do Livro é um projeto da Abeu que fomenta a pesquisa acadêmica por meio da produção e acesso de livros científicos para a distribuição e difusão do conhecimento acadêmico. Em função da pandemia, não foi possível organizar uma feira presencial, por isso foi desenvolvido um site para o evento, onde será possível visitar todos os espaços disponíveis para os catálogos das editoras universitárias expositoras. O participante poderá efetuar downloads gratuitos ou a compra de obras. A seleção das obras da Eduepa foi estimulada pelo tema “Diversidade Cultural”, que norteia toda programação da Feira Virtual do Livro, além de terem sido escolhidos os títulos que possuem um número razoável de exemplares, no caso, específico, das obras impressas.

Feira Virtual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU)

Período: 15 até 18 de setembro

Lives da Uepa: dia 14/9, às 18h e dia 15/9, às 17h30, pelo perfil da Eduepa no Facebook

Para mais informações: feirabeu@gmail.com