Entrega do diploma do curso de Medicina em Belém e Marabá é antecipada para hoje

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) irá antecipar a formatura de 60 discentes do Curso de Medicina, dos campi de Belém e Marabá, a decisão é estimulada a pedido dos alunos do Curso, que iriam se formar em junho de 2020. entrega dos diplomas que estava programada para a próxima quinta-feira nos dois municípios, sofreu uma alteração em função do Decreto Estadual 698/2020 publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado do dia 21 de abril, a Uepa optou por antecipar a entrega dos diplomas para essa quarta-feira, dia 22 de abril, às 14h

Para não aglomerar pessoas, conforme as orientações do Ministério da Saúde e do Decreto Estadual 698/2020, não haverá solenidade, apenas a entrega do documento. Os 47 discentes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém, devem receber o diploma na Diretoria de Controle Acadêmico (DCA), no prédio da Reitoria, localizado na Rua do Una, 156, bairro do Telégrafo. Já os 13 alunos de Medicina do município de Marabá devem pegar o diploma no Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) do Campus VIII, localizado na avenida Hiléia, no bairro Agrópoles do Incra. Em ambas ocasiões deve ser apresentado um documento oficial com foto.

A ação faz parte de um movimento que reúne 154 faculdades de medicina e, aproximadamente, 6.500 alunos de todo território brasileiro, que decidiram antecipar as formaturas das turmas de 2020, a partir da Medida Provisória nº 934 do Governo Federal, com o intuito de que mais profissionais de saúde estejam capacitados e atuem na linha de frente do combate ao coronavírus (Covid-19).

A Medida Provisória nº 934 estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de importância internacional, de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

Texto: Daniel Leite Jr

Fotos: Nailana Thiely