Equipe da Uepa vence Maratona de Inovação em Cametá

Registro do resultado da maratona

Equipe formada por alunos e recém-formados do Campus XVIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa) venceu a maratona de inovação para fortalecer o empreendedorismo sustentável na Amazônia, promovida pelo Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) e a empresa Natura, na região do Baixo Tocantins. De acordo com a organização do evento, a premiação das equipes selecionadas para a incubação será uma assessoria personalizada por um time de mentores e o acesso a recursos de até R$ 15 mil, além de um prêmio complementar de até R$ 30 mil, investido na equipe vencedora, para a implantação, dentro do território, da solução desenvolvida.

A maratona de inovação, realizada entre os dias 12 e 20 de março, buscou contribuir com soluções a desafios de gestão e comercialização das organizações rurais e florestais. Dez equipes vinculadas a instituições de ensino, pesquisa e extensão em Cametá se inscreveram para participar. Cinco permaneceram na maratona e duas foram selecionadas. De acordo com Cecília Simões, do Conexsus, a escolha pelo Baixo-Tocantins ocorreu em razão de ter sido reconhecido na região “um potencial de empreendedorismo da floresta, um empreendedorismo que mantém a floresta em pé, muito grande. A gente vê o potencial de gerar novos negócios, mas ele está adormecido e com pouco incentivo. Então nossa intenção foi acordar esse potencial”, explica.

Enderson Costa Alves, Janaína Pompeu, Martina Portilho e Sabrina Baleixo são os integrantes da Certal, consultoria constituída para participar na Maratona de Empreendedorismo Sustentável. “Levando em consideração a proposta da maratona, criamos a Certal Consultoria para solucionar os problemas das cooperativas e associações por meio de consultorias e assessorias, prestar serviços na área de controle de qualidade de alimentos como a tabela nutricional, rotulagem, manual de boas práticas, protocolos de produção. Além disso teremos minicursos sobre gestão de pequenos negócios e controle de qualidade na manipulação de alimentos. Tudo com um preço acessível e boas condições de pagamento, pensando sempre na realidade das cooperativas e associações, que sonham em ter seu produto certificado e comercializado em todo o estado”, explica Enderson, estudante de 21 anos, graduando em Tecnologia de Alimentos.

Para a tecnóloga em Alimentos, Martina Portilho, foi muito gratificante participar da ação que integra a iniciativa Nós da Floresta, uma plataforma de ativação do ecossistema de negócios ambientais sustentáveis, realizada em cooperação com Natura, Rede Jirau de Agroecologia e Projeto Saúde e Alegria. “Além do aprendizado adquirido em sete dias de maratona, tivemos a oportunidade de colocar em prática ideias inovadoras e ao mesmo tempo ter auxílio, por parte da organização do evento. Foi e está sendo muito importante esse apoio no processo de consolidação da empresa”, relata Martina.

Sobre a administração dos recursos que receberão, a equipe Certal afirma ainda não saber os detalhes de como será feita. “Ainda vamos passar pelo processo de incubação, e é nesse processo que o time de mentores nos dará todo o apoio, através de cursos e treinamentos, para melhor administrar e guiar a empresa”, afirmam os integrantes da consultoria. Nesse sentido Cecília Simões reitera que “o repasse de recursos vai depender do desempenho das equipes ao longo do processo de incubação. Conforme elas vão avançando positivamente, vão acessando o recurso necessário para atingir aquela ideia”.

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)

Captura de tela: Equipe Certal