Formação para uso da plataforma Moodle é destinada à comunidade acadêmica

A pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, trouxe novas discussões sobre o uso das tecnologias no ambiente educacional e a Universidade do Estado do Pará (Uepa), pensando em formas de engajar a comunidade discente e docente na utilização dos recursos e ferramentas disponíveis pela Instituição no ambiente digital, realiza a formação pedagógica para uso da plataforma Moodle. A iniciativa é do Núcleo de Educação Continuada e a Distância (Necad) e da Diretoria do Serviço de Processamento de Dados (DSPD). Para participar é necessário um agendamento prévio pelo e-mail necad@uepa.br.

A ação tem como objetivo promover o fomento e a continuação das atividades do ano de forma remota, pela internet, via a plataforma Moodle da Uepa. Por meio da formação pedagógica da comunidade acadêmica, o que se pretende é criar competência para o uso da ferramenta e, assim, possibilitar que os docentes e discentes possam dar prosseguimento aos componentes curriculares específicos dentro do ambiente virtual da Universidade.

“Nós começamos a perceber a necessidade de alguns técnicos e professores da Instituição que desconhecem o Ava (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que é institucionalizado pela Uepa e tem resolução no Consun, a qual determina o ambiente virtual de aprendizagem como recurso a ser utilizado nos cursos de graduação que utilizam a modalidade EAD. Então, alguns professores começaram a nos procurar querendo aprender a utilizar para que se em algum momento nós voltarmos ao trabalho efetivo estivessem preparados para execução desse retorno das aulas de forma híbrida, ou seja, envolvendo atividades online e presenciais, portanto, a plataforma poderia ser uma das alternativas dos professores", disse a coordenadora geral do Necad da Uepa, professora Suzanny Bium.

As graduações da Uepa estão buscando promover ações para manter a relação de ensino-aprendizagem, quando for possível, com uso de tecnologias educacionais. Até o momento, participaram da formação pedagógica a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) e a Coordenação do Campus XIIII, no município de Tucuruí. Está agendada para os dias 8 e 9 de julho, a coordenação do Campus VII, em Conceição do Araguaia e, posteriormente, nos dias 15 e 16 de julho, a coordenação do Campus XII, na cidade de Santarém.

“A educação disruptiva é uma realidade. Talvez a Uepa não tenha experimentado, mas se não experimentar, vai ser engolida pela Era da Informação. Não podemos pensar em educação com os paradigmas do século XIX. Claro que os problemas socioeconômicos são evidentes, mas existem estratégias para serem atacados de forma justa. Então, entendo que o esforço virtuoso é buscar essas ações estratégicas justas, e não se prender aos paradigmas passados”, comentou o diretor da DSPD, Ítalo Di Paolo.

A formação da plataforma Moodle é dividida em dois momentos: um pedagógico e outro somente sobre a plataforma. O processo da formação inclui roteiros adaptados para diferentes perfis de alunos, habilidades docentes para interagir com alunos dentro e fora da Uepa, construção de competências e habilidades e execução de estratégias avaliativas, entre outras atividades.

“Eu acho que é preciso que nós, professores, possamos nos abrir a essas novas possibilidades do ensino, que são extremamente úteis. Eu, realmente, fiquei surpresa com a riqueza de ferramentas que a plataforma Moodle oferece. E nós estamos trabalhando de uma forma híbrida, mesclando diversas tecnologia para conseguir dar conta das necessidades dos nossos alunos que também são nossas, porque da mesma forma que eles têm a desejo de adquirir conhecimento, nós temos a vontade de atuar como educadores ajudando eles nesse processo de construção do conhecimento. Então isso é um desafio tanto para quem aprende quanto para quem ensina”, comentou a psicóloga e professora do Departamento de Psicologia da Uepa, Ana Cristina Vidigal, sobre a sua participação na formação pedagógica da plataforma Moodle ofertada pelo Necad em parceria com a DSPD.

Texto/Foto: Daniel Leite Jr