Inaugurado espaço físico da Rádio Uepa

 
Elton Brandão, coordenador da Rádio Uepa, destaca que a programação tem uma construção coletiva
 
Nesta terça-feira,  26, foi realizada a inauguração do espaço físico da Rádio da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O projeto da rádio está ligado à Pró-Reitoria de Extensão e tem como objetivo se tornar mais um canal de comunicação e informação das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição. O reitor da Uepa, Clay Chagas, presente no evento, destacou que "é importante criar um canal que nos aproxima das pessoas, um canal para divulgar o que a gente faz enquanto instituição e a rádio nos ajuda a transportar esse conhecimento para além dos muros".
 
A pró-reitora de extensão, Vera Palácios, enfatizou a importância da inauguração do espaço, agora ao lado do Núcleo de Arte e Cultura (Nac), na Travessa Dom Pedro I, onde também funcionam a Editora da Uepa (Eduepa) e o Instituto Confúcio: “Estamos preparados e oferecendo os serviços da rádio, como podcasts, para os alunos de todos os cursos e de todos os campi”.
 
Para Ilma Pastana, vice-reitora da Uepa, “a comunicação, principalmente, nos dois últimos anos foi o alento para as pessoas isoladas. Ouvir podcasts, ouvir rádio e ficar próximo do que acontece na pesquisa é uma possibilidade com a rádio Uepa”. Os pró-reitores de Gestão e Planejamento e de Pesquisa e Extensão, Carlos Capela e Jofre Freitas, respectivamente, também elogiaram a iniciativa que, para eles, vai criar oportunidades para novas maneiras de comunicar os resultados dos trabalhos desenvolvidos na Universidade. "É uma rádio acadêmica em que possamos comunicar a realidade da nossa ciência e isso é muito bom", ressaltou o professor Jofre.
 
O professor Osvando Alves, um dos primeiros idealizadores da rádio, na ocasião da inauguração destacou que “é assim que se faz gestão pública, continuando um projeto que a gente começou lá atrás, um projeto que é uma forma de comunicar a ciência que a gente produz por meio do nosso próprio veículo”. Elton Brandão, coordenador da Rádio Uepa, aproveitou o momento da inauguração do espaço físico para divulgar a rádio à comunidade acadêmica. Para ele, o veículo pode alcançar um público mais jovem, já que ela está disponível de forma on-line. Sobre a programação, ele destaca que “ela está sendo fechada com a comunidade acadêmica, com a elaboração de podcasts pelos cursos de Filosofia e Enfermagem, além da produção já disponível no Planetário. Estamos construindo junto com os alunos, os técnicos e os docentes”.
 
Os interessados em colaborar com a programação e sugestões podem entrar em contato com a Rádio Uepa pelo e-mail radiouepa@uepa.br, pelo telefone (91) 3222-8188 ou pelo Whatsapp (91) 98447-9840.
 
Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)