Instituto Confúcio premia vencedores de concurso

Da esquerda para direita: Thiago, Mizuko, Nicoly, Juceli e Fabrício.

Para celebrar o Dia da Língua Chinesa, comemorado em 20 de abril, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o Dia dos Idiomas, contemplando as seis línguas oficiais que a constituem, o Instituto Confúcio (IC), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizou concurso de leitura e escrita de poemas chineses da dinastia Tang. E na manhã de hoje, 28, os vencedores dos três primeiros lugares em cada categoria, receberam a premiação pelo desempenho na competição, que segundo o diretor chinês, Pang Hui, mobilizou institutos no mundo todo.

Tanto para o concurso de leitura, como para o de escrita de poemas chineses, os candidatos tiveram acessos a vídeos, gravados pelo professor Pang Hui, que serviram como modelos a serem seguidos, com a maior semelhança possível. Desse modo os candidatos não podiam escolher poemas a critério próprio, apenas os indicados. O diretor chinês do instituto explicou o quanto os poemas dessa dinastia são importantes para o povo. “Até hoje as crianças aprendem a ler, com os poemas dessa dinastia, que é muito importante para cultura chinesa, porque incentivou muito a literatura e as artes, de forma geral”.

Mizuko-Koga, foi a primeira colocada no concurso de escrita de poemas. Neta de japoneses, ela estuda simultaneamente os dois idiomas e afirmou que o conhecimento do mandariam, a ajuda a aprender o japonês, “porque muita coisa do japonês vem do madarim”, comentou.

Nicoly Calista Tuñas e Thiago da Luz Ferreira, classificados em segundo lugar na categoria leitura, também estiveram presentes na cerimônia de premiação realizada na sede do Instituto Confúcio na Uepa. Nicoly já concluiu o estudo do mandarim em 2019. Ela se interessou pelo idioma quando ainda era estudante de Relações Internacionais porque viu a oportunidade que esse conhecimento poderia abrir para sua carreira Ela já teve, inclusive oportunidade de fazer intercâmbio on-line na China.

Já o estudante Thiago Ferreira, que cursa Economia na Universidade Federal do Pará (UFPA), conta como sua chegada à universidade o fez se encantar com a possibilidade de aprender outros idiomas. “Sou quilombola, venho do Quilombo do Médio Itacuruçá, das ilhas de Abaetetuba. Tive de trancar o curso de mandariam durante a pandemia, mas vou voltar, porque gosto muito”, relata.

Juceli Cleice Martins da Costa, que ficou em segundo lugar na escrita e em terceiro lugar na leitura de poemas chineses, contou que ficou entusiasmada com a oportunidade de participar do concurso. Enquanto o premiado por mérito, Fabrício Reis Amador, que é estudante de Educação Física na Uepa e guia turístico legal da China no Brasil, se emociona ao lembrar seu período de formação no IC. “Eu trago no coração tudo que aprendi aqui”.

Durante a cerimônia, o diretor titular brasileiro do IC, Antonio Braga Silva, saudou os vencedores e destacou a importância da participação deles em todas as atividades promovidas, em diversas áreas que os ajudam a se manter próximos da cultura chinesa.

Relação de vencedores -
Concurso de Escrita de Poemas Chineses

1º lugar:  Mizuko-Koga

2º lugar: Hanna Camylle Cordeiro Coelho/Juceli Cleice Martins da Costa

3º lugar: Maria Rosalina Andrade Silva / Nicoly Calista Tuñas/ Cláudio Saburo Numazawa

Prêmio de Mérito: Renan dos Santos Coelho/ Fabrício Reis Amador

Relação de vencedores - Concurso de Leitura de Poemas Chineses

1º lugar:   Bianca Feitosa Mendes

2º lugar: Nicoly Calista Tuñas /Thiago da Luz Ferreira

3º lugar: Claudio Saburo Numazawa/ Juceli Cleice Martins da Costa/Renan dos Santos Coelho.

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)

Foto: Laís Teixeira (Ascom Uepa)