Integração entre inovação e empreendedorismo é tema de evento na Uepa

 
Criatividade, viabilidade e empreendedorismo são critérios de avaliação no Desafio Inova Day.

 

Promover ações de criação, aceleração e consolidação de ideias voltadas à solução de demandas da sociedade através de produtos, serviços ou processos inovadores é o objetivo do Inova Day (Dia da Inovação), evento que será realizado na próxima terça-feira, 28, de 8h30 às 17h30, no Campus I da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A programação pode ser acessada pelo site do projeto Decola.

Além de estandes e painéis de representantes de instituições nacionais e estaduais, o evento lançará o Desafio Inova Day, com premiações de mil, quinhentos e quatrocentos reais, para os três primeiros colocados, respectivamente. As inscrições serão feitas na hora, no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). 

O Inova Day realiza um concurso técnico-cultural, chamado de Desafio, que ocorrerá no dia do evento, no auditório do CCSE, com a finalidade de estimular jovens alunos a propor ideias criativas, para solucionar problemas sociais, ambientais e econômicos, conforme os objetivos de desenvolvimento sustentável, permitindo que a universidade contribua com ideias que se convertam em intervenções positivas na sociedade. A partir dos desafios propostos, os estudantes inscritos devem propor soluções de caráter arrojado. Ao final do evento, os jovens apresentarão as suas ideias para uma banca de avaliadores, que vai observar quesitos como criatividade, viabilidade e empreendedorismo. 

Natácia Silva, coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Uepa afirma que iniciativa surgiu a partir da percepção da universidade como um espaço repleto de ideias inovadoras com potencial empreendedor, mas com um perfil diferenciado, com maior embasamento científico e compromisso com o desenvolvimento da região. Nesse ecossistema empreendedor, o surgimento de empreendedores é pensado a partir de um conhecimento comprometido e sensível, não apenas por intuição. 

“Muitas vezes o aluno e professores desenvolvem excelentes pesquisas, com aplicação prática na solução de algum problema, mas encontra algumas dificuldades na materialização dessa pesquisa como empreendimento. As ações do Núcleo vêm para fortalecer iniciativas não apenas no ambiente universitário, formando pessoas com maior atenção a esse formato, com pensamento em rede voltado ao mercado de trabalho”, explica Natácia. 

O Inova Day é voltado a professores, técnicos e alunos da Uepa, das escolas públicas de ensino médio e das escolas tecnológicas. A realização é da Uepa com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), StartUp Pará, Inova Amazônia. 

Além de falar detalhes e tirar dúvidas sobre o edital do Programa Decola, que selecionará 60 ideias inovadoras da Uepa, o evento também objetiva mostrar outras oportunidades de financiamento de projetos de empreendedorismo no âmbito estadual e nacional. Como representante nacional, a programação contará com um painel de Leonardo Freitas, gestor de Políticas para Startup no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O propósito final do evento é estimular as iniciativas que tenham como mote, a geração de produtos, processos e serviços sustentáveis, gerados a partir do conhecimento produzido na academia ou com apoio da universidade. 

Texto e foto: Nailana Thiely (Núcleo de Empreendedorismo Uepa)