Janeiro Branco: Uepa oferece canais de atendimento psicológico

 
Sala de atendimento do SAPP

O ano de 2021 inicia com a campanha Janeiro Branco em todo território nacional com foco na saúde mental. O intuito desta campanha é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde da mente da população. A proposta também visa desmistificar os mitos que envolvem o tema. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) adere ao movimento e vem desenvolvendo ações de atendimento psicológico para toda comunidade acadêmica por meio do Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS), Serviço de Apoio Psicológico e Pedagógico (SAPP) e o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE).

Em função da pandemia de Covid-19 não permitir aglomerações, segundo a psicóloga do NAE, Maria de Nazaré Gonçalves, as ações com atendimento psicológico se manterão em ritmo remoto, tal como vem acontecendo desde 2020. Para agendar um atendimento no NAE, o aluno deve procurar os canais de comunicação via telefone e e-mail. “Devido ao contexto da pandemia a campanha será delimitada a divulgação do Cartaz Janeiro Branco Saúde Mental, com o tema ‘Valores humanos, vamos refletir!’. E, em função da pandemia, os discentes estão sendo atendidos de forma remota desde 2020 e ainda não retomou o atendimento presencial devido ao decreto oficial que suspende aulas presenciais” disse.

O serviço oferecido de suporte psicológico para o corpo discente é feito a partir de um acolhimento de forma humanizada, com ações que promovem, preservam e restabelecem o bem-estar físico e mental por meio da escuta e intervenção terapêutica. Quando necessário são realizados encaminhamentos para os serviços especializados da rede pública de saúde.

Servidores atendidos 

Segundo a psicóloga do NAS, Anaclan Pereira, o atendimento psicossocial realizado pelo Núcleo retomou o atendimento presencial em 2021, seguindo todos os protocolos de segurança do Comitê de Biossegurança e Infraestrutura. É aberto para todos os servidores da Uepa (docentes ou técnicos-administrativos), de qualquer vínculo (concursados ou temporários), além de seus dependentes. “Normalmente, a equipe promoveria uma roda de conversa sobre o tema da saúde mental neste mês, mas devido à pandemia, não poderemos fazê-lo, pois gera aglomeração por causa dos muitos atendimentos. Então será produzido um cartaz sobre o Janeiro Branco para divulgar que o serviço acontece na Uepa e que o atendimento presencial já retomou em função do retorno das atividades administrativas da Instituição”, afirmou.

O serviço oferecido pelo NAS é voltado a fomentar práticas relativas à saúde mental dos servidores, com o intuito de ter um caráter educativo, de esclarecimento por meio da informação, para que os professores e técnicos possam identificar os sinais de possíveis sofrimentos psicológicos, transtornos mentais e possibilidades de intervenção e tratamento.

Escuta humanizada e orientação pedagógica

Além do NAS e do NAE, a Uepa ainda possui o Serviço de Apoio Psicológico e Pedagógico (SAPP), que tem atuado de forma remota em função da pandemia. Para agendar um atendimento no SAPP, o aluno deve procurar os canais de comunicação via telefone e e-mail.  

O objetivo do SAPP é promover uma escuta psicológica humanizada, assim como, uma orientação pedagógica assertiva junto aos discentes e docentes do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o SAPP ainda está em fase experimental, pois está em processo de tramitação a criação de um espaço no Campus II.

Segundo a coordenadora do SAPP, Elisangela Claudia Moreira, o serviço também vem atuando junto aos campi interiorizados. Esta ação foca nos jovens e profissionais que atuam em um determinado campus, mas moram em outra cidade. “É fundamental que os serviços psicológicos e pedagógicos possam ajudar a saúde mental dos discentes, docentes e servidores, pois quem trabalha com educação precisa tratar de saúde mental sempre, não só no Janeiro Branco mas o ano todo e principalmente em um período de pandemia”, comentou.

Hoje as coordenações de curso e as assessorias pedagógicas, quando identificam uma necessidade, fazem o encaminhamento, mas a maioria é busca espontânea pelos atendimentos psicológicos disponibilizados na Instituição.

Responsabilidade

A Uepa, por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) localizado na Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), faz acompanhamento psicológico a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que estão atravessando um processo de reabilitação física, neurológica e motora. Porém, só é possível acessar o serviço a partir de encaminhamento dos profissionais da Ueafto.

O serviço do CER III já retomou o atendimento presencial. Conforme disse a coordenadora, Ana Irene de Oliveira, também estão disponíveis, junto com os psicólogos da Universidade, canais de atenção psicológica de forma remota, via telefone, para dar suporte aos pacientes que tenham demandas como ansiedade ou angústia. Entretanto, o serviço é aberto somente  para as pessoas que estão sendo atendidas a partir de encaminhamento médico.

SERVIÇOS

Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS)

Dias de funcionamento: Segunda a sexta-feira.

Horário para o atendimento presencial: 8h – 14h

Contatos: (91) 3131-1764/1768 / nas.uepa@gmail.com

Local: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Bloco B/2º andar - travessa Perebebuí, 2623, Marco.

 

Núcleo de Assistência Estudantil (NAE)

Dias de funcionamento: Segunda a sexta-feira

Horário: 8h – 12h

Contato para agendar o atendimento remoto: (91) 3299-2247 / naeuepa@gmail.com

Local de funcionamento: Reitoria - rua do Una, nº 156, Telégrafo.

 

Serviço de Apoio Psicológico e Pedagógico (SAPP)

Dias de funcionamento: Segunda a sexta-feira.

Horário: 8h – 12h / 14h –18h.

Contato para atendimento: (91) 988243324.

Local de funcionamento: Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Bloco I (Térreo) - Travessa Djalma Dutra, s/n - Telégrafo

 

Texto: Daniel Leite Jr (Ascom/Uepa)

Fotos: Nailana Thiely (Ascom/Uepa)