Nota de Pesar - Gilberta Bensabath

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lamenta com muito pesar, ao lado da família e dos amigos, o falecimento da médica bacteriologista e pesquisadora de renome internacional, Gilberta Bensabath, de 95 anos de idade.

Aposentada, aproximadamente, há 30 anos, ela foi vítima do novo Coronavírus (Covid-19) nesta quarta-feira, 13 de maio, na capital do Estado, Belém, e deixa uma legião de admiradores.

As pesquisas realizadas por Gilberta Bensabath no Instituto Evandro Chagas (IEC), sobre hepatites virais e epidemiológicas, ocasionaram em descobertas para melhorar a saúde pública no Estado do Pará e, consequentemente, no Brasil. Em função dessa trajetória, foi reconhecida pela Uepa, após aprovação unânime do Conselho Universitário (Consun) no ano de 2013, com o título de Doutor Honoris Causa.

Gilberta se consagra como uma grande personalidade pelo saber e pelo serviço prestado às instituições de pesquisa e saúde e à comunidade paraense, servindo de exemplo e referência para a comunidade acadêmica, futuros profissionais e para a sociedade em geral.