Novos servidores são recebidos pela Uepa

 
Servidores em Belém reunidos para a cerimônia de acolhimento (Foto: Sidney Oliveira/ Ascom Uepa).

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou hoje, 31, o acolhimento de mais de duzentos novos servidores da instituição. O momento solene foi realizado no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), com transmissão on-line para os campi do interior.

Thiago Silva, diretor de gestão de pessoas; Carlos Capela, pró-reitor de gestão de pessoas e Eliane Coutinho, diretora do CCNT, bem como representantes dos diretores de centro, participaram do momento solene, juntamente com o reitor Clay Chagas e a vice-reitora, Ilma Pastana, para dar as mensagens de boas-vindas aos novos servidores.

“Esse é um dia de festa e de concretização de um sonho, um momento que mostra o quanto a universidade reconhece cada um que faz a instituição crescer e se projetar cada vez mais”, declarou Carlos Capela.

A professora Ilma Pastana também lembrou que essa é uma escolha de cada um que estava presente e que “a gente tem que ser feliz no que a gente tá fazendo, que a gente precisa ser feliz naquilo que faz”.

Para o reitor Clay Chagas é “um momento ímpar essa cerimônia de nomeação. Temos aproximadamente 250 servidores da função meio, quase 70 professores, então essa é uma marca histórica”. Professor Clay Chagas acredita que a entrada dos novos profissionais tende a melhorar a qualidade do serviço ofertado dentro da universidade e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por todos: “Todos são extremamente importantes. Sem nossos servidores a gente não conseguiria estar em 23 campi e ofertar cursos em 72 municípios com programas especiais”, avaliou.

O professor de Ciências Sociais, Hélio Figueiredo é um dos novos servidores da Uepa. Já com uma carreira docente em outra instituição, ele se mostrou animado com o início do desenvolvimento das novas atividades, inclusive pelo Plano de Carreira, Cargos e Salários: “em outra instituição eu não tinha essa oportunidade, então, pra mim, isso é fundamental. Passei em outro concurso federal, mas não tive dúvidas ao escolher a Uepa”. Já Antônio Guimarães, artífice de manutenção, está bastante empolgado com o emprego: “estou ganhando uma família, a Uepa já é uma segunda casa, estou trabalhando com carinho e dedicação e queria contribuir da melhor maneira possível”, afirmou

O segundo momento de boas-vindas foi com o técnico Marivaldo Silva, da Comissão Permanente para Assuntos Técnicos e Administrativos, que realizou uma palestra sobre o plano de cargos e o sistema de progressões da universidade.

A chamada de novos servidores é resultado da Lei nº 9.896, de 28 de abril de 2023, que alterou o Plano de Carreira, Cargos e Salários da Uepa, sancionada pelo governador Helder Barbalho, ampliou o número de vagas e possibilitou nomeação de novos técnicos-administrativos e professores para atuar na instituição.

Os novos servidores estão lotados nos cinco campi de Belém e 18 campi do interior, para desenvolver atividades administrativas e de docência. Ainda de acordo com o reitor Clay Chagas, até o fim da atual gestão, devem ser chamados  "mais de 90% dos servidores efetivos de carreira”, o que representa o fortalecimento da instituição.

 

Para conferir as fotos da cerimônia, clique aqui.

 

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Fotos: Sidney Oliveira (Ascom Uepa)