Obras trazem melhorias para o ambiente universitário

 
Mais iluminada, Biblioteca Paulo Freire passou por reforma da rede elétrica
Melhorias no ambiente de trabalho, mais segurança à comunidade acadêmica e economia aos cofres públicos. Esses são alguns dos benefícios vistos no dia a dia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), após a conclusão de obras em 2020.
 
Todas as ações de reforma foram capitaneadas pela Gestão Superior , da Universidade e executadas pela Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento (Progesp), com acompanhamento de técnicos da Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE). Os recursos foram do tesouro estadual, destinados às reformas de unidades acadêmicas e administrativas.
 
Em Belém, uma das principais obras concluídas foi a revitalização da Subestação, localizada na Reitoria, que alimenta e distribui energia elétrica na unidade administrativa da Uepa e no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). No espaço foram feitas as trocas das chaves seccionadoras, de acordo com as normas da Equatorial Energia; dos disjuntores, que agora são digitais; dos transformadores e isoladores; além de pintura, mudança do piso e instalação de luzes de emergência e placas de aviso. 
 
Além disso, nestes dois prédios da Universidade foram trocados os quadros de distribuição da energia elétrica. No CCSE, após os componentes serem organizados e atualizados, o resultado é a melhor iluminação e refrigeração da Biblioteca Paulo Freire. Já na Reitoria, além dos novos quadros de distribuição, o Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT) permite que a energia recebida pela concessionária seja mais bem distribuída internamente, evita a queima de equipamentos, a exemplo de computadores e nobreaks, e diminui os riscos de incêndios. A boa distribuição de energia também impacta diretamente na economia, visto que o custo com a energia cai em torno de 70% com a atualização dos circuitos. 
 
A Reitoria também recebeu pintura, revitalização de calçadas e reformas na parte hidráulica dos banheiros, com a troca de caixas e de louça, individualização das tubulações e desentupimento do esgoto. Alguns setores, entre eles, a Diretoria de Controle Acadêmico (DCA) e a Diretoria do Serviço de Processamento de Dados (DSPD) tiveram melhorias nos espaços físicos, após troca de forro, reforma da parte elétrica e pintura. A sala onde está o data center, por exemplo, agora está com melhores condições para realizar o processamento de dados de forma segura na Universidade.
 
Outra obra concluída em 2020 foi a construção do muro lateral do Campus de Moju. "O benefício para a comunidade acadêmica é, com certeza, a segurança. Antes nos sentíamos muito inseguros e expostos, principalmente, de noite. Agora com o muro podemos sentir uma  segurança maior, principalmente, no sentido de  proteção de nossos funcionários e da comunidade acadêmica, bem como do patrimônio material da universidade", explica a coordenadora do Campus, Cyntia França. Para ela, a conquista será ainda mais significativa quando as aulas presenciais forem retomadas. 
 
Melhorias impactam nas pesquisas e no atendimento à comunidade

Devido aos danos provocados por um incêndio nas dependências do Biotério Luiz Carlos de Lima Silveira, a Uepa investiu na reforma parcial da unidade, que funciona como apoio às pesquisas acadêmicas e científicas dos discentes e docentes da Instituição. Obras de revitalização estão em andamento, mas a principal melhoria é na acomodação dos animais, visto que com o incidente, o condicionamento e a acessibilidade dos roedores estavam inviabilizados. Esses animais precisam estar abrigados de forma adequada para atender às demandas de pesquisas internas e também em colaboração com outras instituições.
 
No entanto, segundo o técnico em Engenharia da Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE) da Uepa, Vitor Vieira, o projeto para revitalização do Centro Saúde Escola é o mais ousado do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), pois envolve a realocação dos programas e serviços ofertados à  população, hoje concentrados na avenida Rômulo Maiorana, para o antigo prédio do Ambulatório de Especialidades Médicas, localizado às proximidades da avenida Almirante Barroso.  
 
Com a mudança de lugar, o próximo passo será a demolição do atual prédio do CSE para construção de um novo, haja vista que as condições do imóvel impossibilitam uma revitalização efetiva e duradoura. “Essas obras de revitalização são muito importantes para poder receber tanto os funcionários quanto os pacientes, que serão deslocados do prédio do CSE, que devido ao recalque e ao tempo de construção, já não possui mais condições de oferecer um conforto para as pessoas que o utilizam”, comentou Vitor Vieira.
 
Nos dois ambientes do CCBS, as obras envolvem a revitalização dos espaços, a partir de uma nova pintura, mudança na iluminação, construção de vias de acessibilidade para pessoas com deficiências físicas, abertura de janelas para melhorar o arejamento dos espaços e inclusão de eletrocalhas para melhor condicionamento dos fios, além de acabamentos em portas e rodapés para melhor apresentação dos espaços.
 
Novos ares
 
O CCSE vive dias de renovação, depois de muito tempo com esquadrias antigas e infiltrações. Tudo graças à troca de janelas de madeira pelas de vidro temperado com alumínio, iniciada neste mês de dezembro. O primeiro setor a receber a nova esquadria foi a Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOP). A iluminação natural, maior ventilação e durabilidade dos materiais são algumas das melhorias vistas com a mudança. A previsão é que até o próximo dia 8 de janeiro todas as janelas do Bloco Administrativo já estejam trocadas.
 
Já no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), a previsão é até o final deste ano estejam concluídas as obras de construção e implantação da passarela metálica, que interliga dos dois blocos do Centro, garantindo assim, acessibilidade e integração de professores, alunos e técnicos nos dois ambientes do Campus V.
 
Na região do sudeste paraense, o Campus de Paragominas está com 100% das obras do pórtico de entrada concluídas. Como havia o risco de desabamento, o espaço recebeu reforço estrutural e revitalização. A nova porta de entrada do campus foi concluída nesta segunda-feira, 21 de dezembro.
 
Futuras inaugurações
 
Para 2021, já consta no Plano Plurianual (PPA) da Universidade a conclusão de mais quatro obras. Na capital, a previsão é que até junho do ano que vem sejam entregues as instalações do Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia, no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. As adequações no espaço físico preveem a execução das bancadas, divisórias, instalações elétricas, hidráulicas e de gás. Este será o primeiro laboratório de referência instalado no Parque, especializado em análise química das águas e efluentes.
 
No Campus de Tucuruí, as obras da Sala de Luta e vestiários, anexos ao Ginásio, estão 80% concluídas. O espaço auxiliará as aulas práticas e permite a expansão do Curso de Educação Física, na região do Carajás.
 
Para o Campus de Barcarena está prevista a construção de espaço de convivência e quadra de esportes. O processo licitatório foi concluído neste ano e as obras começarão já em janeiro. Já em Cametá está em fase de construção o muro, com previsão de conclusão em meados de
janeiro de 2021.

Texto: Ize Sena e Daniel Leite Jr/Ascom Uepa
Fotos: Nailana Thiely/Ascom Uepa, Milton Junior e acervos da CAE