Planetário da Uepa comemora 24 anos com programação gratuita

 
Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) da Uepa tem como missão difundir, promover e aplicar o conhecimento em Ciências.

 

Uma programação especial marcará o aniversário de 24 anos do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), neste sábado, 30, das 8h às 11h30. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Serão realizadas sessões de cúpula, direcionadas ao público infantil e adulto, homenagem aos ex-diretores do CCPPA, além de programação cultural e premiação dos vencedores do VI Concurso Ciência e Arte.

“A programação do Centro de Ciências e Planetário do Pará é muito especial, pois marca a trajetória dos seus 24 anos, com homenagem aos seus ex-diretores, que conduziram magistralmente o mesmo, além de destacarmos a premiação dos vencedores do Concurso Ciência e Arte, que está em sua sexta edição, na modalidade Tirinhas, com o tema Planeta Terra e Sustentabilidade: o futuro em nossas mãos. Que a força esteja conosco para muitas outras primaveras do CCPPA”, afirma o diretor do Centro, professor José Roberto Alves.

O concurso citado pelo docente teve o objetivo de estimular a participação ativa da sociedade na discussão sobre o uso consciente de recursos naturais, considerando os aspectos ambiental, social e econômico, que impactam diretamente na qualidade de vida da população amazônica. No total, 11 trabalhos serão premiados no evento, nas categorias infantil, juvenil e adulto.

Conforme o diretor José Roberto Alves, a comemoração de aniversário do Planetário reforça a importância do Centro, que é voltado à promoção do conhecimento científico sobre Astronomia, Física, Química, Matemática e Biologia. Vinculado à Uepa, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o CCPPA promove atividades aos estudantes da Educação Básica e Superior, de instituições públicas e privadas, tornando-se um espaço não formal de educação, através da divulgação e popularização da ciência e tecnologia. Durante este mês, o CCPPA está engajado na campanha Doe um Brinquedo, em que doações podem ser entregues ao Centro, para serem distribuídas a instituições no dia 12 de outubro.

“Ressaltamos a presença efetiva de estudantes da capital e do interior, bem como da população em geral, que encontram no CCPPA, de terça aos sábados, uma diversidade de atividades em Astronomia, com as sessões de cúpula Infantil, por meio de animação explorando conceitos e características do sistema solar e das constelações. Também há sessão destinada ao público adulto, produzida pelos docentes e técnicos do CCPPA, além dos espaços de conhecimento da Física, Química, Biologia e Matemática, possibilitando a popularização e valorização do conhecimento científico”, pontua o diretor.

Missão

O Centro tem como missão difundir, promover e aplicar o conhecimento em Ciências, por meio de uma maior interação com os visitantes do espaço, visando promover um maior desenvolvimento científico sociocultural da população paraense. Os Planetários são considerados a melhor ferramenta existente para o estudo da Astronomia, pois o formato da sala – redonda e coberta por uma cúpula hemisférica – combinado pela tecnologia especial de projeção existente, possibilita a visualização dos astros e dos seus movimentos com as corretas noções das proporções de tamanhos e distâncias.

Serviço

Comemoração de 24 anos do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) da Uepa.
Neste sábado, 30, das 8h às 11h, no CCPPA, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, Km 03, Bairro Mangueirão - Belém/PA.
Entrada gratuita.

Texto: Monique Hadad e Vallery Dantas (Ascom Uepa)

Foto: Marcelo Rodrigues (Ascom Uepa)