Planetário do Pará integra programação da Semana Nacional de Museus

Parte da programação oportuniza acesso gratuito ao público, na visitação aos espaços do Planetário.

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participa da programação da 20ª Semana Nacional de Museus, ação nacional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que integra uma política envolvendo todo o setor museal do país. O Poder dos Museus é o tema da Semana nesta edição, e a programação do Planetário começa amanhã, 18, dia em que a Uepa comemora 29 anos.

As palestras realizadas no período da manhã serão transmitidas pelo canal do planetário no Youtube e à tarde, na sessão Planetário de Portas Abertas, o público, de até 60 pessoas, poderá ter acesso gratuito ao espaço e visitar a exposição Da Janela do Rio Guajará: Planetário do Pará em Memórias.

A Semana Nacional de Museus no Brasil busca mobilizar os museus de todo o país, a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema. Nessa ocasião, profissionais e comunidades museais são convidados a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

Para Acylena Costa, diretora do CCPPA, a participação do planetário nessa ação em rede, “representa mais uma oportunidade para o espaço promover ações educativas e culturais, entre outras que potencializam as discussões sobre o poder dos museus”.

Confira a seguir a programação da Semana Nacional de Museus no Planetário do Pará:

Dia 18/05

•9h30

•Mesa de abertura.

•9h45

•Abertura da exposição permanente “Da janela do Rio Guajará: Planetário do Pará em memórias.”

•Local: Corredor de Exposição

•10h

•Palestra de abertura para celebrar o dia internacional dos museus.

•Título: Sociedade, Culturas e Saberes Astronômicos: um itinerário em astronomia nas culturas.

•Palestrante: Luiz Carlos Borges.

•14h às 18h

•Planetário de portas abertas (Visitação Livre e Gratuita).

•Lançamento dos podcasts das poesias do concurso ciência e arte (3 edição).

•Local: Planetário do Pará (quantitativo: 60 participantes).

Dia 19/05

•9h às 09h45m

•Sessão virtual do planetário.

•Título: A importância do eclipse solar na comprovação da relatividade geral.

•10h às 11h

•Bate papo: De frente com a física

•Prof Dr. Marcelo Costa Lima e Prof Dr. Reginaldo Corrêa Junior

•14h às 18h