Planetário do Pará recebe seminário do Projeto de Extensão Ciência Móvel

O evento é direcionado aos professores das escolas estaduais que participaram da formação do projeto Ciência Móvel.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento, a ampliação e o aprimoramento dos conhecimentos científicos na Amazônia, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promove nesta sexta-feira, 02, o I Seminário de Integração do Projeto de Extensão Ciência Móvel. O evento é direcionado aos professores das escolas estaduais que participaram da formação do projeto de extensão, e ocorre no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), a partir das 9h.

A programação do Seminário de Integração do Projeto de Extensão Ciência Móvel receberá a socialização de 12 sequências didáticas e contará com a participação de 38 expositores representantes de escolas estaduais e municipais de nível fundamental e médio. Na mesa de abertura, estarão presentes o reitor da Uepa, Clay Chagas, o secretário da Seduc, Rossieli da Silva, a pró-reitora de Extensão da Uepa, Vera Palácios, a diretora de Extensão, professora Acylena Costa, entre outros representantes.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Bianca Venturieri, o seminário contribui para a ampliação dos conhecimentos científicos e apresenta estratégias educativas. “O evento apresentará propostas de sequências didáticas elaboradas e aplicadas  pelos professores da Educação Básica, com temas voltados para a realidade local e com estratégias metodológicas que motivam e aprofundam o conhecimento dos alunos”, disse a professora.

Projeto Ciência Móvel

Em abril de 2022, ocorreu a apresentação do projeto de extensão Ciência Móvel: Diálogos e Práticas em Educação Científica e a Popularização da Ciência, iniciativa promovida através da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA).

A proposta do projeto visa implementar atividades investigativas e experimentais na formação de professores das disciplinas de Biologia, Física, Matemática e Química, que lecionam para turmas do Ensino Fundamental I - II e Ensino Médio da rede pública estadual. A iniciativa é desenvolvida nas 22 escolas jurisdicionadas à 10ª Unidade Seduc na Escola (USE), que abrange 13 mil alunos em diversos bairros de Belém.

O projeto possibilita que os profissionais da educação frequentem o Planetário do Pará para desenvolver atividades pedagógicas e levar conhecimentos científicos aos seus alunos. Além disso, a iniciativa busca implementar atividades experimentais para aperfeiçoar o trabalho dos professores e, dessa forma, integrar e fortalecer a parceria entre as instituições públicas e a comunidade escolar.

De acordo com a diretora de extensão da Uepa, professora Acylena Costa, o projeto de extensão Ciência Móvel “contribui na formação profissional e acadêmica dos participantes do projeto, bem como na ampliação da rede de popularização da ciência na região amazônica. Dessa forma, promove aproximação e diálogo entre a produção acadêmica de docentes e discentes da graduação e pós-graduação das áreas de Ciências da Natureza com o público escolar e a população em geral, a partir de ações formativas, interativas e itinerantes”.

Vinculado a Pró Reitoria de Extensão (Proex), O Projeto Ciência Móvel: Diálogos e Práticas em Educação Científica e a Popularização da Ciência interage com as duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA), que são: Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia; e Formação de Professores de Ciências e Processo de Ensino e Aprendizagem em Diversos Contextos Amazônicos.

Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)
Foto: Eliseu Dias (Ascom Seduc)