Planetário inicia programação para 2020 neste sábado (25)

 
O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com uma programação especial para as voltas das atividades de 2020. Hoje, 25 de janeiro, haverá sessões de cúpula, exposições, espaço de ciências interativas, entre outros. Os ingressos custam R$ 5 e professores e estudantes pagam meia. Já crianças menores de seis anos e idosos tem entrada gratuita. 
 
A programação conta com o chamado Show da Química que de forma interativa, o laboratório proporciona experiências químicas que mostram os diferentes estados da matéria. “ O objetivo é fazer com que as crianças, jovens e adultos entendam que a química está presente em todos os momentos da nossa vida, além de prender a atenção do público que descobrem o mundo mágico da química”, explicou o diretor do Planetário, Professor Ronilson Freitas. 
 
Além disso, o público poderá apreciar o espaço interativo da ciência que visa proporcionar nas pessoas vários experimentos de vivenciar na prática a matemática, biologia, física, astronomia, geologia, química e astronomia. Às 15h, os participantes poderão aproveitar a sessão “Aniversário do Pingo”, que apresenta a aventura de um menino que recebe de aniversário do avô astrônomo um presente especial. A atividade é indicada para crianças de cinco a 12 anos. 
 
Já às 17h, a sessão será direcionada para o público juvenil e adulto com “Viagem Sideral”. Na ocasião, as pessoas presentes conheceram os buracos negros do espaço, além de percorrer todos os planetas do sistema solar e aprender mais sobre as principais constelações que mapeiam o céu.
 
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiely