Planetário lança II Concurso Ciência e Arte

 
Desenho de Miki Ellen Fusiki, vencedor na categoria juvenil, em 2020
O Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com as inscrições abertas para o segundo concurso de desenho e astrofotografia Ciência e Arte. O tema escolhido para esta edição é Olhando os Céus da Amazônia. O concurso visa promover e divulgar o interesse pela astronomia, com foco para a Amazônia e seus impactos, efeitos e possibilidades do ponto de vista da arte, da crítica, e do meio ambiente. 
 
A inscrição é gratuita e pode ser feita até às 18h do próximo dia 23 de abril, pelo site do CCPPA, onde também está disponibilizado o edital. O concurso está dividido em duas modalidades: desenho e  astrofotografia. Podem participar nas categorias "Infantil" crianças de 4 até 12 anos; "Jovens" de 13 aos 17 anos; e "Adultos" de 18 anos em diante.
 
Para a assessora pedagógica do CCPPA e coordenadora do projeto Ciência e Arte, Dina Carla Bandeira, o concurso surge como uma iniciativa educativa planejada pela equipe de técnicos e docentes do Planetário nesse período de pandemia. “A I Edição surgiu em junho de 2020 em plena pandemia da Covid-19. Foi uma forma de se reinventar no cenário e aproveitar os recursos tecnológicos, já que se faz necessário o isolamento e distanciamento social para fins de preservação da vida”, disse a coordenadora. 
 
Segundo a coordenadora, o concurso é uma oportunidade de promover e divulgar o interesse pela astronomia, com olhar para o contexto Amazônico e seus impactos. “É interagir em um novo formato digital com a sociedade paraense, reconhecendo o potencial do público participante no concurso para a arte e criatividade por meio de desenhos e fotografias”, avaliou Dina Bandeira. 
 
O concurso tem parceria com o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I da Uepa. Para a doutora em Música e chefe do Departamento de Arte (Dart) do CCSE, Jorgete Lago, o concurso é importante para ampliar e desenvolver o conhecimento artístico, principalmente na Amazônia.  
 
“Para o Departamento de Arte, a realização do concurso demonstra a intenção em realizar ações em conjunto com as várias áreas do conhecimento, inclusive a arte. E, para o contexto amazônico, uma forma de apresentar suas formas de ver e se relacionar com o meio ambiente natural, social e cultural onde vivem, por meio das fotografias e desenhos sobre o céu e a paisagem amazônica", concluiu Jorgete Lago.

Texto: Sandy Brito (Ascom Uepa)
 
Foto: Acervo CCPPA