PPG-ESA realiza aula inaugural do mestrado e doutorado em ambiente virtual

 

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia (PPG-ESA), realizou na última quinta-feira, 9 de julho, a aula inaugural das turmas aprovadas no último processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado. A aula ocorreu de forma remota em ambiente virtual e contou com a participação do reitor da Uepa, Rubens Cardoso; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato Teixeira; e do coordenador do PPG-ESA, Robson Domingues, além dos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia.

 “A Uepa tem assumido a sua responsabilidade social e o processo de formação acadêmica de forma assertiva, mesmo com o contexto da pandemia que estamos atravessando, portanto, a proposição de uma aula inaugural como esta é bastante provocativa para que possamos fazer uma reflexão sobre a importância de um mestrado e um doutorado profissional dentro da Amazônia, haja vista o grande apelo dos mesmos junto às demandas que emergem da sociedade”, afirmou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

O Programa recebeu 17 alunos ingressantes na turma de Mestrado e oito na de Doutorado. Na aula inaugural, realizada por meio de ferramentas disponibilizadas pela Uepa, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer os regimentos dos cursos, informações sobre os currículos, projetos e linhas de pesquisas, modelos de dissertação/tese e produtos gerados no PPG-ESA.

Hermes Prado, aprovado para a turma de Mestrado, está ingressando na primeira pós-graduação da carreira acadêmica e vem com coração e mente abertos para absorver e trocar conhecimento em prol da evolução do ensino em saúde na Amazônia. “Acredito que seja importante o momento da aula inaugural, pois nos possibilita conhecer de forma bastante ampla a importância social e educacional de todos os programas de pós graduação da Uepa para todo o estado, bem como conhecer a conexão da Reitoria com a pós graduação, o quadro de professores, mestrandos e doutorandos já em curso e os novos egressos” afirmou.

“Vivemos um momento único na sociedade que vem gerando medos, angústias e incertezas frente à pandemia que assola todo o mundo e a Uepa, como formadora de recursos humanos, não poderia ficar de fora dessa tentativa de melhorar a vida das pessoas através de seu papel social e da educação, portanto, tal situação como uma pandemia, afeta distintos segmentos da sociedade, inclusive o sistema de educação que vem buscando alternativas para manter suas atividades letivas, portanto é uma grande satisfação, apesar de todos os problemas atuais, estarmos inaugurando as aulas do nosso programa de pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia”, disse o coordenador do PPG-ESA, Robson Domingues.

Os cursos de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), oferecem qualificação Stricto sensu a profissionais que estejam vinculados à docência e aos serviços de saúde, principalmente ao Sistema Único de Saúde (SUS), pois objetiva formar pessoas comprometidas com os novos conceitos e práticas pedagógicas, para atuarem como indutores de mudanças nas instituições de trabalho, com objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, formação profissional e aprimoramento da produção técnica, tecnológica e científica. 

“A Uepa tem buscado financiamento junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorcom o intuito de melhorar nossos programas de pós-graduação cada vez mais e o PPG Ensino em Saúde na Amazônia é um dos nossos programas que segue a missão da Instituição, sendo assim, é de grande importância estar sendo realizado o início das aulas de forma remota do mestrado e do doutorado, apesar dos problemas da pandemia que se apresentam para o contexto da educação”, comentou o pró-reitor de graduação, Renato Teixeira.

O PPG-ESA proporciona uma formação científica, tecnológica e pedagógica  aos portadores de título de nível superior que estejam vinculados à docência na área da saúde, a fim de contribuir para conhecimento didático teórico e prático, capaz de influenciar positivamente o ensino ligado à saúde, objetivando a melhoria de qualidade, com profissionais capazes de formular, planejar, desenvolver e avaliar atividades de ensino, gestão e promoção da saúde para atuarem nas instituições de ensino em saúde na Amazônia.

“Eu tenho muito orgulho de fazer parte da Uepa. Fui estudante, depois fiz o meu mestrado, agora estou matriculado no doutorado e essa aula inaugural aconteceu em formato novo pra todos nós, não só para os alunos, como, também, acredito que seja para os professores”, ponderou o discente do doutorado do PPG-ESA, Luiz Otávio Amaral.

Texto/foto: Daniel Leite Jr