Programa de Ações Comunitárias certifica avaliadores

Avaliadores presentes na cerimônia recebem certificados entregues pela pró-reitora de extensão e pela vice-reitora Ilma Pastana.

Em parceria com os centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) certificou a comissão de avaliação dos projetos do Programa de Ações Comunitárias (PAC) de 2022, ontem, 07, no auditório da reitoria.

O Programa de Ações Comunitárias (PAC) tem como objetivo incentivar atividades acadêmicas e envolver a comunidade da Uepa, possibilitando o incentivo a estudos interdisciplinares que contribuam com o desenvolvimento de atividades científicas, culturais e educacionais, a partir de projetos de extensão. Segundo o reitor da Uepa, Clay Chagas, "é papel da universidade viabilizar programas que possibilitem a capacitação da comunidade acadêmica e a assistência à população, de forma que as políticas estruturantes se confirmem para além das remunerações de projetos".

O PAC viabiliza o financiamento de bolsas para os coordenadores e estudantes, bem como para a aquisição do material de consumo previsto em cada proposição. O valor máximo a ser financiado por projeto será de até R$ 2.150, e como coordenadores, podem participar professores ou técnicos de nível superior da Uepa. Para Vera Palácios, pró-reitora de extensão da Uepa, o Programa proporciona o desenvolvimento de projetos que trarão benefícios para comunidades em todo o Estado. "A criação de programas como o PAC tem como objetivo desenvolver estratégias de ações afirmativas para diversas comunidades, além de promover a aproximação da universidade com a sociedade", afirmou Vera.

De acordo com o edital 95-2021, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), "a UEPA financiará as bolsas para os Coordenadores e bolsistas e o material de consumo previsto em cada projeto". Os recursos poderão ser viabilizados diretamente pela Proex. Serão realizadas pré-avaliações, para determinar se os projetos encaminhados se enquadram nas prioridades temáticas e financeiras propostas, coordenando todas as etapas da avaliação.

Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)

Foto: Márcio Dias (Ascom Uepa)