Programa de Residência Médica recebe inscrições até dia 18

Residente em atuação, no Espaço Saúde da Mulher da Uepa.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Comissão de Residência Médica (COREME) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), recebe inscrições exclusivamente on-line, até dia 18, ao Processo Seletivo Unificado (PSU) dos Programas de Residência Médica (PRM) do Estado do Pará, para turmas com início em 2022. O PRM oferta 179 vagas nas cidades de Belém e Ananindeua e 25, no município de Santarém. O total de 204 vagas encontra-se distribuído entre as seguintes instituições: Uepa, Hospital Ophir Loyola (HOL), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e Hospital do Pronto Socorro Mário Pinotti (HPSM- MP).

Os interessados em se candidatar ao Programa devem estar atentos à escolha das especialidades ofertadas, que têm, em média, dois anos de duração. Também é necessário atentar para o fato de que há distinções de acordo com a instituição que oferece as vagas, em número limitado, conforme especificado no editalAs especialidades ofertadas em Belém e Ananindeua são: Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgião da Mão, Cirurgia Geral, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Vascular, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Pediátrica, Clinica Médica, Dermatologia, Endoscopia, Endocrinologia e Metabologia, Mastologia,  Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Hemodinâmica, Hepatologia, Infectologia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina de Emergência, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Neurorradiologia, Oncologia Cllínica, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Psiquiatria, e Urologia.

Em Santarém as especialidades ofertadas são: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Neurocirurgia, Pediatria, Oncologia Clínica, Ortopedia e Traumatologia. No caso da especialidade de Cirurgia Geral, nos três municípios o tempo de duração é de três anos.

Será concedida isenção total do pagamento da taxa de inscrição de R$400,00, somente nos seguintes casos: pessoas com deficiência (PcD), desde que cumpram as exigências definidas no edital,  pessoas com hipossuficiência econômica e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, conforme especificações registradas. Também serão isentas, pessoas amparadas pela Resolução CNRM nº 07/2010, que atendam às determinações previstas e encaminhem e-mail de solicitação de isenção para o endereço eletrônico: residenciamedica@uepa.br, no período previsto para a solicitação de isenção, conforme o cronograma do processo. As imagens do requerimento de isenção, que se encontra disponível na página do processo, devem ser devidamente preenchidas e assinadas. Além disso, deve ser realizado o envio dos documentos comprobatórios exigidos na resolução.

O Processo Seletivo será executado pela Uepa, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Para o solicitar esclarecimento de dúvidas sobre o PSU, o candidato deve fazer contato somente pelo e-mail residenciamedica@uepa.br .

Texto: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)

Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)