Projeto Pará Leitura recebe doações para Natal solidário

 
Projeto busca promover a leitura e suas implicações transformadoras (Foto: Acervo Pessoal).

 

Em mais uma edição, o Grupo de Pesquisa e Extensão Pará Leitura, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promove ação natalina solidária destinada à Comunidade do Poção, localizada na Ilha de Cotijuba, em Belém. Vinculado ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o grupo está aberto até o dia 15 de dezembro para receber doações de livros infantis, infantojuvenis, brinquedos novos, roupas e alimentos não perecíveis de qualquer pessoa que tenha interesse em contribuir. A ação solidária será no dia 16 de dezembro e o ponto central de coleta das doações é a sala do NEP, no Campus I. Para aqueles que preferem contribuir financeiramente, os pagamentos podem ser realizados via Pix, utilizando a chave 184.525.582-87, no nome de Heloisa Helena de Assis Junes.

Atuante há 14 anos, o Pará Leitura tem como objetivo principal apresentar a aplicabilidade da pesquisa e extensão universitária nas comunidades rurais ribeirinhas, com foco na formação de mediadores de leitura em suas diversas dimensões. O locus central de pesquisa é a Comunidade do Poção. No entanto, as atividades se estendem para além desse ponto, abrangendo outras comunidades na busca por promover a leitura e suas implicações transformadoras. Nesse contexto, há a criação de um espaço de trabalho com criatividade, ludicidade e lazer, ao encontro do exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e visando a inclusão social, tanto aos universitários quanto à comunidade.

Pautado nas constantes práticas de ações educativas, o grupo direciona à comunidade profissionais de diferentes áreas para compartilhar seus conhecimentos. Além do enriquecimento educacional transmitido ao longo dos anos, houve a percepção de conceber a iniciativa natalina, com o intuito de oferecer suporte às pessoas. Desse modo, durante o evento, haverá uma variedade de atividades com temáticas natalinas, que atenderão a diferentes faixas etárias, e eixos que contemplam os assuntos regionais, visando a ênfase para a cultura local.

Serviço

As doações serão recebidas até o dia 15/12.

Local de entrega das doações: Núcleo de Educação Paulo Freire (NEP), localizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) - Tv. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo, Belém - PA, 66050-540.

Texto: Thayssa Nobre (Ascom Uepa)

Foto: Acervo Pessoal