Seminário de Engenharia Florestal realiza inscrições

Seminário tem como tema a Disseminação e Aplicação do Conhecimento Florestal

Organizado pela turma 2017 de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Paragominas, o II Seminário de Engenharia Florestal da Uepa Campus VI será realizado de 28 de junho a 2 de julho. O evento gratuito, com emissão de certificado, já está com inscrições abertas e podem ser feitas aqui. A transmissão do seminário será pelo YouTube e todas as informações estão disponíveis no Instagram.

Com o objetivo de diversificar os assuntos abordados dentro da Engenharia Florestal, o tema do evento é Disseminação e Aplicação do Conhecimento Florestal. A segunda edição é um legado da turma de 2013, segundo Isabelle Lima, estudante do curso e presidente da Comissão Organizadora do Seminário. “Vamos ter ao total dez palestras e três oficinas, totalizando cinco dias de evento. Esse é o primeiro evento que a nossa turma organiza, alguns alunos, dentro da turma, ajudaram na organização da Semana do Estagiário, que aconteceu ano passado, mas no geral da turma toda esse é o primeiro evento”, explica Isabelle.

As palestras terão diversos temas, entre eles, geoprocessamento, georreferencimanto, manejo florestal, recuperação de áreas degradas, uso de tecnologias e desafios do cadastro ambiental. As oficinas serão Manejo Integrado do Eucalipto, ministrada pelas discentes Milena Souza e Layane Santos; Carvão Vegetal: Produção e Análise, com os estudantes Caroline Malta e Ricky Vasconcelos; e Sementes Florestais: colheita, beneficiamento e armazenamento, com Isabelle Lima e Wellen Barbosa.

Para a presidente da Comissão, o fato do evento ser virtual permite que pessoas de outras cidades e regiões do país participem. “Estamos tentando alcançar todos os campi da Uepa, para trazer o máximo possível de alunos do curso de Engenharia Florestal da nossa Universidade. Além disso, também estamos alcançando alunos de outras universidades do estado e alguns inscritos são de instituições de fora”, afirma Isabelle. A organização destaca que já tem inscritos da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Também estão interessados alunos de instituições de Rondônia, Rio de Janeiro, Maranhão, Paraná, Bahia e São Paulo.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Foto: Acervo da organização do evento