Simpósio em Ciências Ambientais recebe trabalhos

 
Mesa de debate do VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais, em 2019

Foram prorrogados os prazos para submissão de trabalhos completos e resumos para o IX Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais, que será realizado de forma online, de 9 a 11 de dezembro de 2020. Os interessados em enviar trabalhos completos e resumos agora podem fazê-lo até o dia 29 de novembro, de forma online, pelo link https://doity.com.br/ppgcasimposio/As pesquisas serão avaliadas por uma Comissão Científica e as publicações ficarão disponíveis nos anais do evento. Cada participante pode inscrever um trabalho completo e um resumo e até dois trabalhos completos e resumos em que aparecerá como co-autor. O valor para as inscrições feitas até 9 de dezembro é de R$20.

 

O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, com apoio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Neste ano, o tema será Estudos Interdisciplinares em Ciências Ambientais: desafios em tempos de pandemia"Segundo uma declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), a atual pandemia de Coronavírus é o maior desafio da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial. Neste cenário de crise gerada pela Covid-19, a ciência tem trabalhado exaustivamente em diversas áreas do conhecimento para encontrar soluções, incluindo estudos interdisciplinares, a fim de reduzir os impactos negativos trazidos pelo novo Coronavírus”, explica a professora doutora Jéssica Herzog Viana, bolsista de pós-doutorado e integrante da organização do evento, sobre a escolha do tema.

O Simpósio é aberto ao público e qualquer pessoa com interesse por temas ambientais pode participar da programação, que terá palestras em formato de painéis e mesas redondas. Ainda de acordo com Jéssica, “a expectativa é que o evento desperte o interesse de um público maior que a dos eventos presenciais passados, já que há a facilidade de conexão de qualquer lugar do mundo, e que isso facilite e amplie a discussão dentro das temáticas discutidas no evento e nos seus minicursos”.

 

“No momento que estamos vivendo é  importante discutir como a pandemia afetou e afeta os estudos e pesquisas na área das ciências ambientais. Como simposista de anos anteriores, posso afirmar que este ano temos o potencial para alcançar participantes de todos os lugares do Brasil”, declara Enilde Aguiar, mestranda de Ciências Ambientais da Uepa e integrante da comissão de marketing do Simpósio. Além de Belém, o PPGCA também tem uma Turma Extra do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais no campus da Uepa em Marabá, que poderá participar virtualmente do evento.

Perspectivas 

Completando dez anos em 2020, o PPGCA e a organização do Simpósio têm projeções positivas para o futuro. De acordo com a coordenação da pós-graduação, em 2021, uma nova Turma Extra do mestrado será implantada no município de Parauapebas, além de um curso de especialização em Educação Ambiental, para atender aquele município da região sudeste do estado do Pará. 

Também existe a expectativa de ampliar o alcance do Simpósio no próximo ano. "Sabemos que nem todos possuem internet, o que dificulta para alguns interessados e nos entristece por não conseguirmos darmos o suporte necessário, mas o que nos conforta é que talvez em 2021, o Simpósio possa se tornar um evento misto, com atividades presenciais e on-line, garantindo assim a sua expansão tanto no seu formato quanto no alcance de pessoas", completa Enilde Aguiar.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais faz parte da área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem como objetivo formar recursos humanos para atuar no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento da área ambiental, por meio do conhecimento interdisciplinar e domínio de tecnologias aplicadas no entendimento e resolução dos problemas que envolvem as relações entre homem e meio ambiente. Ao longo de seus des anos de existência, o PPGCA já titulou 95 mestres em Ciências Ambientais. Os egressos do PPGCA estão atuando em Universidades, Institutos Federais, Faculdades, nas Secretarias de Estado de Educação e em instituições públicas e privadas deste País.

Serviço

IX Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais

 

Submissão de trabalhos: até 29 de novembro de 2020

 

Data: de 9 a 11 de dezembro de 2020 - evento online

 

Mais informações aqui.

 

Texto: Marília Jardim

Fotos: Marcello Sarmento/ Arquivo Ascom Uepa
Tags: