Uepa abre seleção para o Programa de Ação Comunitária

 
Educação Antirracista é uma das áreas contempladas pelo edital.
 
 
Com o intuito de incentivar atividades acadêmicas, contribuir para o desenvolvimento local e regional e de envolver a comunidade acadêmica em ações de extensão, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, abre seleção de projetos para o Programa de Ação Comunitária (PAC). Os projetos de extensão propostos por professores e técnicos de nível superior da instituição, podem ser submetidos até o dia 16 de janeiro de 2022. As propostas devem acionar metodologias que estimulem a inovação e a experiência cotidiana.
 
O PAC-Uepa consiste no financiamento de bolsas para os coordenadores e estudantes, bem como para a aquisição do material de consumo previsto em cada proposição. O valor máximo a ser financiado por projeto será de até R$ 2.150 e como coordenadores podem participar professores ou técnicos de nível superior da Uepa. Já os alunos bolsistas, devem ser estudantes regularmente matriculados, frequentando os cursos de graduação da universidade.
 
A submissão da proposta deve ser realizada, obrigatoriamente, por meio da elaboração do projeto de extensão, no formulário disponibilizado na área do edital e encaminhado junto com o Currículo Lattes, para o e-mail proexpacuepa@gmail.com.
 
Professora Vera Palácios, Pró-reitora de Extensão, afirma que o Programa de Ação Comunitária é resultado de uma reestruturação e inovação do que foi um dia o antigo Campus Avançado. “Agora o edital é mais aberto, democrático e participativo, pois os projetos podem ser executados a partir da interação com prefeituras, sindicatos e coletivos de movimentos sociais, ou seja, menos burocrático”, avalia. 
 
Entre as áreas gerais inseridas no Programa, estão: Promoção da Equidade Racial, Educação Antirracista, Justiça Restaurativa, Educação no Cárcere, Saúde Comunitária, Saúde dos Povos Tradicionais, Segurança Pública e Diretos Humanos, Bioeconomia, Empreendedorismo e Inovação, Relações Internacionais, Comércio Exterior e Política de Apoio aos Refugiados e Imigrantes. Há ainda outros temas que focalizam possibilidades de socialização com a comunidade, numa troca de conhecimentos, com o intuito de formar cidadãos, fortalecer laços e responsabilidade social. 
 
Serviço
Conforme I Errata do Edital 95/2021, publicada no dia 16 de dezembro,/12, a seleção teve cronograma alterado, conforme as datas informadas a seguir:
 
Inscrições: até 16 de janeiro
Resultado final: 30 de março
Em caso de dúvidas sobre o edital, mais informações pelos telefones: (91) 3299-2279 / 32992262 / 3299-2264.
 
 
Texto: Larissa Silva (Ascom Uepa)

Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)