Uepa atualiza Portal de Periódicos Institucionais

Aperfeiçoar o acesso às produções científicas, de forma mais inclusiva e personalizada, é o objetivo principal do novo Portal de Periódicos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), atualizado para a versão Open Journal Systems (OJS) 3.2 e disponível em novo endereço eletrônico. Administrado pela Editora da Uepa (Eduepa), a antiga versão do Portal utilizava o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a partir da localização para o idioma português-brasileiro do OJS.

Entre as novidades implantadas pela equipe da Diretoria de Serviços de Processamento de Dados (DSPD) da Uepa no novo Portal destacam-se uma maior segurança e acessibilidade, além de interface aprimorada; suporte para revistas multilíngues; sistema de busca otimizado e simplificado de revistas e artigos científicos; cadastro simplificado de usuário, integrado com o Open Researcher Contributor Identification Initiative (ORCID); fluxo de trabalho mais personalizável e interface do usuário mais flexível; responsividade, com interface adaptada para dispositivos móveis (como tablets e smartphones); acessibilidade, com plug-ins que permitem a leitura por pessoas com baixa visão; validação automática do Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN) informado; e-mails automatizados e personalizáveis em vários idiomas; criação de novos papéis; acesso mais flexível às tarefas, sem precisar deslogar/logar em outro papel; opção de discussões internas para cada uma das fases do fluxo editorial; repositório de arquivos para cada revista, permitindo a autores o upload ilimitado de arquivos principais (arquivos de texto, imagens, tabelas, conjuntos de dados etc.) de forma simplificada.

Para o coordenador da Eduepa, Nilson Bezerra Neto, o conjunto de características e vantagens do novo Portal aperfeiçoa, tanto para o administrador do sistema quanto para o editor de uma publicação específica, o processo de gestão dos periódicos de forma mais moderna e em consonância com os padrões internacionais para as publicações científicas de acesso aberto. “Esperamos que essa atualização sirva não apenas de incentivo à continuidade e aperfeiçoamento das publicações que já existem, como também encoraje a criação de novos periódicos pela comunidade universitária, aumentando, assim, o alcance da produção acadêmica da Uepa no âmbito da comunicação científica”, disse.

O novo Portal de Periódicos também possui funções mais flexíveis para o usuário e novos sistemas de gerenciamento de tarefas. Agora, conta com um recurso de feedback aprimorado para cada estágio editorial, ajudando a rastrear as comunicações críticas para o fluxo de trabalho de qualquer submissão. A publicidade da produção acadêmica promove o compartilhamento de conhecimento, com relevância ainda maior neste contexto de isolamento social e novas demandas virtuais. O diretor da DSPD, Italo Di Paolo, ressalta que a atualização do Portal reflete na valorização dos indicadores de impacto das produções. “Há uma necessidade latente de um olhar adequado sobre como tratar tecnologicamente as revistas eletrônicas institucionais. Com a revisão por pares, facilidade de indexação com ferramentas de busca mundiais, rastreio de citações, uso de ferramentas anti-plágio, e a diversidade de dispositivos e robôs de pesquisas de conteúdos, a produção intelectual precisa ser ainda mais aprimorada. Este olhar vai desde sua proposta de institucionalização até sua sustentabilidade, manutenção e atualização tecnológica. A Uepa tem revistas com mais de dez anos, quando tais exigências tecnológicas não eram tão fortes assim. Atualmente, até mesmo estas edições antigas foram migradas e estão disponíveis com os mesmos recursos tecnológicos atuais. Exemplo da necessidade de ações estratégicas institucionais vinculadas com uma política tecnológica sustentável, e com mais agregação de valor”, concluiu.

Treinamento - Atualmente, o Portal conta com 1.295 publicações, divididas em nove periódicos ativos, sobre diversos temas. A iniciativa de atualização, feita em maio de 2020, também visa estimular a produção e a divulgação do conhecimento produzido na universidade, e além de permitir, também, a submissão pública de trabalhos para a revisão por pares. O acesso mais fácil aos periódicos visa também como resultado um atendimento mais qualificado ao cidadão dentro e fora da comunidade acadêmica, com artigos científicos revisados por pares em revistas qualificadas e indexadas. Bruna Toscano Gibson, suporte técnico do Portal, passou por treinamento especial para orientar os usuários sobre as novas demandas. “Foi necessário um intenso trabalho de atualização de conhecimentos sobre a plataforma. Nisso pudemos contar com os cursos disponibilizados pela PKP School . A reciclagem do Suporte Técnico, sem dúvida, ajudará os atuais e futuros editores do Portal a manter a qualidade e a continuidade de suas revistas”, finalizou.

Texto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa