Uepa auxilia na coleta de resíduos sólidos recicláveis em Belém

Resíduos sólidos são coletados e repassados a cooperativas de catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana de Belém.

Em cumprimento à missão da Universidade do Estado do Pará (Uepa) de formar profissionais éticos, com responsabilidade social e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a instituição tem intensificado ações de educação ambiental. Em 2022, foram geradas, aproximadamente, 11,5 toneladas de resíduos sólidos recicláveis pelos campi da Uepa, na capital paraense. Todos foram coletados e repassados a cooperativas de catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana de Belém.

De acordo com o pró-reitor de Gestão e Planejamento da Uepa, Carlos Capela, “a meta para 2022 era de coletar 10,6 toneladas de resíduos sólidos recicláveis, quantitativo que corresponde a 38% dos materiais gerados pelos campi da Uepa de Belém. Porém, até 01/12, o Programa de Gestão Uepa Ambiental repassou às cooperativas mais de 40% dos recicláveis gerados, ultrapassando o objetivo estabelecido para este ano”.

Outra iniciativa de educação ambiental desenvolvida foi a implementação de ecopontos na Reitoria da Uepa, em outubro de 2022. Os servidores da instituição são estimulados a levar os resíduos recicláveis produzidos em suas residências aos ecopontos, para a coleta seletiva dos materiais. “Com isso, neste ano, foram trazidos e repassados a cooperativas de catadores, aproximadamente, 300 kg de recicláveis, sendo plásticos e papel os resíduos mais abundantes”, afirma Capela.

As ações citadas visam o gerenciamento de resíduos sólidos, a fim de alcançar as metas estabelecidas pelo Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Uepa, em Belém (PGIRS/Uepa-Capital). Lançado em 2020 pela Universidade, o Plano objetiva integrar a participação da comunidade em prol de um bem comum e de uma relação mais justa com o meio ambiente.

Gestão Socioambiental - A Uepa tem proposto uma política de gestão baseada nos princípios da sustentabilidade. Nesse contexto, a criação do projeto Uepa Ambiental: Novos Hábitos Fazem a Diferença, em 2015, contribui para a discussão e o planejamento de ações, visando a gestão socioambiental na instituição.

Conforme Carlos Capela, em 2023, as iniciativas do Programa Uepa Ambiental serão expandidas para os campi da Universidade presentes nos municípios do interior do Estado. “Levaremos, assim, a gestão de resíduos sólidos para todo o Pará”, destaca o gestor.

Solidariedade - Na tarde de ontem, 20, foi realizada a entrega de doações para a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci, que realiza o trabalho de coleta dos resíduos recicláveis da universidade. Os alimentos foram arrecadados pelos servidores da instituição ao longo do mês de dezembro.

Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)
Foto: Marcio Dias (Arquivo Ascom Uepa)