Uepa certifica turma em Integração Sensorial

Alunos exibindo seus certificados de Formação em Integração Sensorial

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Integris Terapias Especializadas, realizou na última quarta-feira, 15, no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), a certificação do Curso Brasileiro de Formação em Integração Sensorial.

O curso tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a certificação dos participantes tem como objetivo principal promover a formação de profissionais na Teoria de Integração Sensorial por meio das pesquisas de Jean Ayres, principal referência sobre o conceito. A programação contou com a participação da representante da Crefito-12, Clévia Dantas, da vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, da pró-reitora de extensão, Vera Palácios e da coordenadora Curso Brasileiro de Formação em Integração Sensorial, Ana Irene.

Para vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, a intenção é ofertar o curso regularmente para profissionais, docentes e discentes da área da Terapia Ocupacional, que tenham interesse na formação na área: “Estamos muito felizes em ver que a formação em Integração Sensorial ajuda na formação de profissionais da nossa região e, também, de outros estados do país, já que temos uma procura grande de gente de fora do Pará, portanto, é de grande importância manter esse curso dentro da Universidade”, comentou.

Para a pró-reitora de extensão, Vera Palácios, a oferta do curso dentro da região amazônica é de grande valor para os profissionais da área da saúde. “Nós, como instituição educacional, estamos muito felizes com a conclusão do desafio de certificar profissionais na formação em integração sensorial”, afirmou.

O II Curso Brasileiro de Formação em Integração Sensorial é voltado, exclusivamente, para graduados em Terapia Ocupacional e será desenvolvido por meio de sete módulos, divididos em: Neurociências e Integração Sensorial; Bases Teóricas da Integração Sensorial; Instrumentos de Avaliação em Integração Sensorial; Protocolos e Pesquisa em Integração Sensorial; Integração Sensorial e Práxis; Combinando Integração Sensorial com Conceito Neuro Evolutivo Bobath; Vivências Práticas e Estudo de Casos Clínicos em Integração Sensorial.

Para representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região, Klévia Dantas, reconhece e apoia o curso de formação em integração sensorial. "Reconhecemos que o Terapeuta Ocupacional como apto pra executar essa prática de Integração Sensorial, portanto, estamos dando apoio a Universidade neste processo", disse.

Segundo a coordenadora do curso, a professora Ana Irene, a capacitação em Integração Sensorial se preocupou com as bases teóricas e com vivências práticas realizadas no Centro Especializado de Reabilitação (CER III), localizado no CCBS da Uepa. “Nós somos a primeira instituição educacional a certificar nessa modalidade de curso na área dentro da nossa região”, comentou.

Para aluna Bruna Miranda, que veio de João Pessoa, na Paraíba, para participar do curso, é de grande valor para a carreira profissional do terapeuta ocupacional a realização da formação em integração sensorial. “Tenho certeza que quando eu voltar para minha cidade com essa certificação eu poderei contribuir para a minha área no meu estado, já que são poucos terapeutas ocupacionais que tem essa especialidade”, ponderou.

Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)