A direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) recebeu a visita da Coordenadora da Secretaria Técnica Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola/ENSP Fiocruz), Rosa Maria Souza, nesta terça-feira, 28, para apresentar os cursos de graduação e Residência em Saúde da Uepa com objetivo de buscar parcerias com a RedEscola.
A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública é uma rede de cooperação aberta e de associação voluntária, sem fins lucrativos, que agrega instituições públicas voltadas à formação em saúde pública e em saúde coletiva, com o objetivo de desenvolver ações integradas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), que visem o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão na área em questão. "Buscamos estreitar com a Uepa, parcerias exitosas. Viemos conversar sobre possibilidades de trabalho conjunto, coletivo, bem dentro do espírito de rede. Podemos apoiar com capacidade técnica, recursos, expertise, metodologias e temos muita disposição de avançar com as parcerias", afirmou Rosa Souza. Participaram da reunião, a Vice-Reitora da Universidade do Estado do Pará, Ilma Pastana Ferreira; a vice-diretora do CCBS, Simone Beverly; a coordenadora do CSE, Ivonete Pereira; as professoras de enfermagem, Mery Elisabete Santana e Fátima Carrera; a professora Natália Nogueira (COAD/CCBS) e Gilvânia Correa, da Assessoria de Planejamento do Centro.
De acordo com a Vice-Reitora, Ilma Pastana, "a Uepa é multicampi. O CCBS possui atualmente 8 cursos de graduação e 15 programas de residências, tem o maior número de professores e técnicos. Coordena os seguintes cursos na área da saúde: Medicina, Biomedicina, Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Fonoaudiologia. Temos o Centro Saúde Escola do Marco (CSE) que é uma unidade de ensino e assistência e o Centro Especializado de Reabilitação (CER III). Destaco que a Uepa realiza também o Revalida. E agora, a Universidade do Estado do Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com apoio do governo do estado, incluiu a etapa de Estudos Complementares, no processo de revalidação dos diplomas de médicos formados em instituições estrangeiras, onde os médicos desta segunda edição do Revalida irão refazer as provas, após um ano de aprendizados e atividades práticas desenvolvidas em municípios do arquipélago do Marajó. A população ganhará muito em atendimento". E completou, "somos a universidade mais interiorizada da região Norte. Em junho, iremos inaugurar o Campus Ananindeua e em breve, também o de Parauapebas. A Uepa pretende apresentar à RedEscola projetos como um termo de cooperação técnica para Pós em saúde pública, visando atender ainda mais municípios do estado, como os do Marajó".
RedEscola
RedEscola é um espaço de diálogo permanente entre instituições de ensino de saúde no Brasil, favoráveis à construção de consensos em torno de uma educação permanente, que valorize a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho e que fortaleça o controle social. A Rede é comprometida com uma cultura de cooperação, favorecendo a construção compartilhada e a circulação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências no interior do Sistema Único de Saúde.
A mobilização da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública é de responsabilidade da Secretaria Técnica Executiva, do Grupo de Condução composto por representantes de 10 Escolas e de um Conselho Consultivo, que envolve órgãos ligados ao Ministério da Saúde.
O objetivo é articular e fortalecer as escolas e os centros formadores em saúde pública/coletiva, mediante estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da Educação na Saúde, visando a produção do conhecimento e a qualificação da força de trabalho no SUS.
Texto e foto: Diane Maués (Ascom Uepa)