Uepa entrega Título Doutor Honoris Causa concedido a Paulo Freire

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) entregou à professora Ana Maria Araújo Freire, o título doutor honoris causa, concedido a Paulo Freire, in memoriam

No ano em que o mundo da educação mobiliza ações para lembrar o centenário de Paulo Freire, nascido no dia 19 de setembro de 1921, a cidade de Belém compõe esse mapa de reflexões e mobilizações em torno dos princípios freireanos sobre o ato de ensinar e, principalmente, sobre como ser no mundo. Nesse mosaico de homenagens, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) entregou à professora Ana Maria Araújo Freire, o título doutor honoris causa, concedido a Paulo Freire, in memoriam, em solenidade integrada à cerimônia de abertura do Seminário Estadual alusivo ao Centenário Paulo Freire, realizado pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na noite desta quarta-feira, 17.

No discurso de entrega do título, professor João Colares, coordenador adjunto do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) e integrante da Cátedra Paulo Freire relembrou que a concessão do honoris causa a Paulo Freire ocorreu após intensa mobilização da comunidade acadêmica da Uepa, promovida pelo NEP e a Cátedra, em aliança com diversas instituições, organizações e movimentos da sociedade civil. Com o recebimento de um dossiê de mais de 200 páginas, a proposta foi aprovada no Conselho Universitário (Consun) da Uepa, na reunião do dia 11 de setembro de 2019.

Dois anos depois, o título pode ser entregue pelo reitor da Uepa, professor Clay Nunes Chagas, à professora Anita Freire, viúva de Paulo, que fez questão de destacar ser o 45º honoris causa entregue ao educador, “além de cinco títulos de professor emérito”, acentuou. Companheira de vida do professor, Anita casou-se com Paulo em Recife, no dia 27 de março de 1988, em cerimônia religiosa, e no dia 19 de agosto do mesmo ano, em cerimônia civil realizada em São Paulo. Durante esse período de vida junto com o educador, ela esteve presente à entrega de todos os títulos recebidos por ele em vida, exceto em uma ocasião, em que estava de luto.

Na solenidade, professor Clay Chagas destacou a importância de Paulo Freire na formação de uma geração de educadores, dentre os quais se incluiu. “Muitas pessoas hoje em dia nem percebem essa influência, mas graças a Paulo Freire, podemos pensar numa educação que valoriza o protagonismo do educando no processo de ensino e de aprendizagem. Isso nós trazemos também para gestão”, acentuou.

Já a vice-reitora da Uepa, professora Ilma Pastana, refletiu sobre alguns aspectos da fala de Anita Freire a respeito do companheiro. “Ela falou o quanto ele (Paulo Freire), ressaltava aspectos como a boniteza dos gestos e de como ele cultivava uma paciência e amorosidade que imprimia nos gestos, nas ações e nos diálogos, mesmo nos momentos de adversidade que foram muitos e isso é muito importante para nós, que pensamos numa universidade para toda a gente”, afirmou.

Outorga da medalha Paulo Frota de Direitos Humanos

A Alepa também realizou na sessão solene especial que marcou a abertura do Seminário Estadual Centenário de Paulo Freire, a entrega da medalha Paulo Frota de Direitos Humanos, em reconhecimento às ações de pessoas e/ou entidades em prol aos direitos humanos.

Este ano, a entrega da medalha foi concedida em reconhecimento a iniciativas de educação popular. Nesse contexto, o professor João Colares, da Uepa, foi um dos outorgados com a honraria, que também foi entregue a intelectuais como Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire do Brasil e Pedro Pontual, presidente honorário do Conselho de Educação Popular da América Latina (CEAAL).

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)

Fotos: Nailana Thiely (Ascom Uepa)