Uepa inscreve ao Prosel de Licenciatura Intercultural Indígena - Povo Xikrin

 
Visita técnica do Nufi e do Forma Pará à Aldeia Cateté, no território do povo Xikrin, município de Parauapebas.
 
Com a oferta de 50 vagas exclusivamente para candidatos do Povo Xikrin do Cateté, o Processo Seletivo para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena 2022/Programa Forma Pará receberá solicitações de inscrições exclusivamente via internet, no período de 5 a 15 de novembro. No ato de solicitação de inscrição, todos os candidatos deverão anexar uma declaração do cacique ou da liderança autorizada da aldeia do candidato, que referende a candidatura na condição de indígena. 
 
O Processo Seletivo Específico para o ingresso no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena/2022 - Programa Forma Pará - Turma Xikrin do Cateté será executado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Núcleo de Formação Indígena (Nufi), da Coordenação do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA e da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA). De acordo com o edital, poderão se inscrever neste Processo Seletivo Específico, candidatos indígenas do Povo Xikrin, que concluíram a 3ª série do Ensino Médio. Para os candidatos concluintes do Ensino Médio no ano letivo corrente, será aceita para a solicitação da inscrição, uma declaração que ateste tal situação.
 
Embora as inscrições sejam on-line, as duas etapas do Processo Seletivo serão presenciais e realizadas na Escola Indígena de Ensino Fundamental Bep Karotin Xikrin, localizada aldeia Cateté, conforme detalha a coordenadora do Nufi, Aline da Silva Lima, que também coordena o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. A primeira etapa da seleção será uma prova escrita de redação, realizada no dia 28 e segunda, uma entrevista, que ocorrerá nos dias 29 e 30 deste mês. O candidato selecionado para a vaga no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA/2022 – Turma Xikrin do Cateté, não poderá ocupar duas vagas em instituições públicas. 
 
"A turma Xikrin do Catete é uma demanda para abertura de vaga que vem desde 2013 e só agora temos a possibilidade para oferta das vagas. É uma demanda específica, pois é uma solicitação do povo, para que tenha professores indígenas formados para atuar nas suas escolas", explica a coordenadora do curso. Esta turma Xikrin do Cateté conta com finaciamento do Programa Forma Pará e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena possui carga horária total de 4.200 horas, distribuída em aulas de 50 minutos, organizada em três grupos que se referem, basicamente, ao conteúdo abordado, à prática pedagógica e estágio supervisionado e ao desenvolvimento do Trabalho do Conclusão. 
 
A divulgação do resultado final do processo está planejada para o dia 10 de dezembro e o período de matrícula será de 15 a 17 de dezembro.
 
Documentos para efetuar a matrícula
 
De acordo com as orientações constantes no edital, para efetuar a matrícula a pessoa selecionada deverá apresentar a referida documentação original (para confirmação) e cópias:
 
a) Carteira de Identidade;
b) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) 01 (uma) foto 3 x 4 recente, colorida;
e) Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição;
f) Histórico Escolar do Ensino Médio;
g) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão de Magistério Indígena;
h) Comprovante de Residência. 
 
O candidato que não apresentar a documentação obrigatória no ato da matrícula, será excluído do processo e perderá o direito à vaga. Já o candidato que já seja aluno da Uepa só poderá fazer a matrícula em novo curso mediante desvinculação do curso em que esteja matriculado.
 
Texto: Guaciara Freitas (Asom Uepa)
Foto: Aline Lima (Nufi Uepa)

 
 
Tags: